Cuide também da saúde da sua escova de dente
Freqüentemente ouvimos falar da importância de escovarmos os dentes e do uso do fio dental após cada escovação. Todo esse cuidado perderá a eficácia se também não tomarmos os devidos cuidados com a escova de dente.
A escova tende a armazenar as bactérias presentes na boca. Estudos mostram que a boca tem mais de 900 tipos de bactérias que podem sobreviver até 24 horas nas cerdas das escovas de dente. Essas bactérias podem causar diversas doenças como a cárie por exemplo.
Para evitar que isso aconteça estabeleça o hábito de higienizar sua escova, medidas simples são bem eficazes nessa tarefa.
Após cada escovação lave a escova em água corrente. Bata a escova na beira da pia ou na mão para retirar o excesso de água. Não use toalhas de banho ou rosto para secar as cerdas isso poderá aumentar a presença de germes na escova. Uma vez por dia, de preferência após a escovação noturna, borrife enxaguante bucal nas cerdas e na cabeça da escova dê preferência aos que contenham flúor ou que possuam ação total. No dia seguinte lave a escova em água corrente para remover as bactérias mortas.
Não deixe sua escova exposta ou perto do vaso sanitário. O ideal é guardá la dentro do armário. Para as escovas que são levadas na bolsa, use sempre um protetor plástico para proteger as cerdas de contaminações.
Importante também é trocar a escova a cada 2 ou 3 meses ou quando as cerdas apresentarem algum sinal de desgaste. Outra dica importante é trocar a escova após gripes, resfriados ou infecções, já que as cerdas podem armazenar essas bactérias e trazer a doença de volta.
Cuidando da sua escova com essas medidas simples, ela, certamente, será muito mais eficaz para manter sua saúde bucal.