O clareamento dental tem se tornado cada vez mais frequente nos consultórios odontológicos. Afinal, ter o sorriso branquinho é o desejo de muita gente.
No comércio, há diversas opções para esse tratamento e, dentre eles, o método mais utilizado é o clareamento dental a laser.
É por conta da grande procura que, no artigo de hoje, vamos apresentar algumas informações sobre essa técnica e ajudar você com as dúvidas sobre o assunto. Confira!
O conceito de clareamento dental a laser
Esse tipo de tratamento age com base em uma reação química propiciada por uma fonte de luz, como o laser ou a luz de LED, que ativa o gel clareador.
É recomendado para as pessoas maiores 16 anos de idade e que possuem dentes com pigmentação escura, amarelada ou com manchas.
O clareamento dental a laser é contraindicado para grávidas, lactantes e pacientes com retração gengival, implantes, ou doença periodontal.
O passo a passo do procedimento
O clareamento a laser é feito no consultório odontológico, sem a necessidade de anestesia, pois o método é indolor.
Primeiramente, o dentista realizará uma avaliação para saber qual clareamento é mais indicado para os dentes do paciente.
Logo, o protetor gengival com o gel clareador, que contém peróxido de hidrogênio, é aplicado na parte externa dos dentes, sem que haja contato com lábios e gengivas.
Com o auxilio de uma fonte de luz, como laser ou LED, é potencializada a reação química do gel, que libera as moléculas de oxigênio e, consequentemente, proporciona o branqueamento.
O procedimento dura em torno de uma hora, e o efeito é percebido logo na primeira aplicação. No entanto, para a obtenção de bons resultados, são necessárias de duas a três sessões.
Nas primeiras 24 horas após o procedimento, os dentes ficam porosos e podem absorver os pigmentos, prejudicando o clareamento.
Por isso, é necessário tomar alguns cuidados, como não ingerir alimentos e bebidas muito pigmentados ou com corantes artificiais.
As vantagens do clareamento
Uma das principais vantagens do tratamento é o resultado imediato, e o objetivo pode ser alcançado em até três sessões.
Além disso, o clareamento dental a laser pode proporcionar outros benefícios, como:
- aumentar a autoestima;
- melhorar a parte estética;
- contribuir para a convivência social;
- promover a sensação de rejuvenescimento;
- incentivar um melhor cuidado com a saúde bucal.
As desvantagens do procedimento
Apesar dos muitos benefícios, o clareamento pode apresentar algumas desvantagens:
- resultado não permanente (é necessário fazer manutenção após dois anos);
- sensibilidade dos dentes entre um e três dias após o procedimento;
- irritação na gengiva.
A diferença entre as técnicas a laser e com LED
O procedimento de clareamento dental pode ser realizado por laser ou LED, sendo que ambos são fontes de energia com função de ativar o gel clareador e acelerar o resultado.
A diferença se dá pela formação da luz. O laser está inserido dentro de uma cavidade óptica e propicia feixes luminosos mais adequados e pontuais.
Já a luz de LED está desprovida desses componentes e produz somente uma banda de espectro eletromagnético parecido com o do laser.
A hora de optar pelo clareamento dental
Fazer o clareamento dental é um processo simples, por isso, o melhor momento para optar por esse tratamento será aquele que for oportuno para você.
No entanto, há condições que comumente incentivam as pessoas a optarem pelo tratamento. São elas:
- aparecimento de tonalidades amareladas nos dentes;
- gradual surgimento de manchas causadas por alimentos, bebidas e fumo;
- vergonha do paciente ao sorrir por não ter dentes brancos.
Vale ressaltar que o clareamento dental a laser deve ser realizado por um dentista especializado, pois somente ele poderá avaliar cada caso e orientar se o procedimento é realmente necessário.
Por fim, para prolongar o efeito do clareamento, deve-se seguir algumas recomendações, como realizar limpeza dos dentes de seis em seis meses, manter uma rotina de escovação, não fumar e evitar alimentos e bebidas pigmentados.
Se você gostou de conhecer como é realizado o clareamento dental a laser e quer obter mais informações, baixe o guia completo de clareamento dental da Sorridents e entenda mais sobre o assunto!