Qual é a diferença entre ter competência e ser competente?
Embora pareçam palavras iguais, existe uma diferença no significado das duas.
Para responder a essa pergunta precisamos primeiramente saber o que é competência..
Segundo Maria Odete Rabaglio, “competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem uma pessoa desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação”.
Ser competente significa ter capacidade para fazer algo em determinado momento.
Exemplo: Um analista júnior pode ser competente ao substituir um analista sênior em determinada tarefa, porém ele não tem competência para assumir todas as tarefas exigidas pelo cargo sempre que for necessário, pois falta lhe conhecimentos, habilidades e atitudes específicas.
Ter competência é ter conhecimento, capacidade e atitudes compatíveis com o cargo ou tarefa. É ser capaz de colocá-las em prática sempre que for necessário.
Por exemplo, uma pessoa pode ter formação em psicologia, mas nunca ter exercido a profissão. Essa pessoa tem conhecimento específico, mas lhe falta habilidade profissional, ou seja, a prática da profissão.
Em outra situação, temos um gerente com grande conhecimento específico, muita experiência e habilidade na sua área, porém tem dificuldades no relacionamento interpessoal, na comunicação, na liderança, na delegação, na flexibilidade com as situações, na negociação e administração do tempo. Trata-se de uma pessoa com conhecimentos e habilidades específicas, porém precisa desenvolver as competências comportamentais para desempenhar com eficácia suas atribuições.
Portanto, para se ter competência não basta só conhecimento, é necessário ter o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais.
Cada vez mais, profissionais de todos os níveis, considerados excelentes tecnicamente no mercado vem procurando o Coaching Executivo e de Carreira para desenvolver essas competências comportamentais.
Ainda de acordo com Maria Odete Rabaglio, “no mundo organizacional de hoje, o comportamento é um diferencial competitivo para qualquer profissional que tem como meta uma carreira ascendente dentro da empresa”.
Selma Amaro