Os cuidados com a boca são essenciais, apesar de serem um pouco negligenciados ainda. Alguns sinais e sintomas de certas doenças podem aparecer por descuido com a higiene bucal. Por exemplo, se você está sentindo a gengiva inchada, avermelhada e sensível, você precisará encontrar formas de como tratar uma gengivite.
O que a gengivite?
A principal causa dessa doença é a formação da placa bacteriana (ela se forma constantemente nos dentes e na gengiva e possui aparência incolor e viscosa). É o estágio inicial de doenças que afetam essa parte do corpo e é provocada pela falta de higienização dos dentes. Não escovar os dentes após cada refeição e não usar o fio dental para remover os restos de comida podem desenvolver a gengivite.
É preciso começar um tratamento logo nessa fase, que é fácil de ser revertida, já que o tecido conjuntivo e o osso ainda não foram atingidos. Porém, se a gengivite não for tratada a tempo, ela pode evoluir para uma periodontite e, assim, os danos podem ser permanentes.
Quais são os sintomas?
Não é difícil perceber que o indivíduo tem gengivite. São sinais e sintomas muito característicos e facilmente sentidos e visíveis:
- gengiva com inchaço, avermelhada e sensível;
- gengiva sujeita a sangramentos durante a escovação;
- dentes passam a apresentar aparência alongada;
- formação de bolsas entre os dentes que acumulam comida;
- pode surgir mau hálito e gosto ruim na boca;
Como tratar a gengivite?
O ponto principal do tratamento da doença é eliminar o que causou a gengivite, que normalmente são maus hábitos de higiene bucal, e parar a doença para que ela não avance. O dentista deve ser procurado imediatamente e a eliminação da patologia só vai acontecer se houver participação direta não só do profissional de saúde, como também do paciente.
O dentista fará uma avaliação bucal e providenciará a limpeza completa da região, removendo toda a placa bacteriana sobre os dentes. Após isso, deverá ocorrer a orientação para fazer a escovação de maneira correta e também o uso eficaz do fio dental.
A partir de então, é muito importante que o paciente passe a manter as boas práticas de higienização ensinadas pelo profissional para que ocorra a reversão da gengivite e para que ela não volte a se desenvolver.
Como fazer a prevenção?
É como diz o ditado: “melhor prevenir que remediar”. Ir ao dentista regularmente é essencial para manter a boa saúde dos dentes e evitar doenças. Um bom período de tempo é visitar esse profissional a cada seis meses.
Siga todas as orientações do dentista quanto à limpeza dos dentes, a forma de fazer a escovação corretamente e também como usar o fio dental de maneira certa para eliminar os restos de comida que ficam entre um dente e outro.
É necessário também evitar o uso de cigarros, pois enfraquecem os dentes, além de causar mau hálito. Outro ponto essencial é a alimentação. Evite comer alimentos ricos em carboidratos, pois essas substâncias servem de alimento para as bactérias que formam a placa.
Gostou do nosso post? Se tiver alguma dúvida ou sugestão é só comentar aqui pra gente!