Blog Saúde Bucal

COMO LIMPAR APARELHO MÓVEL? PASSO A PASSO

O que é um aparelho móvel?

Um aparelho móvel, também chamado de removível, é um aparelho para correção do alinhamento dos dentes que pode ser retirado com facilidade pelo próprio paciente. Ele não fica fixo o tempo todo na boca.

O aparelho móvel é indicado para tratamento ortodôntico de crianças entre 6 até 12 anos de idade, uma vez que nesse período da vida, os ossos e os dentes ainda estão se adaptando e crescendo, portanto, pequenos movimentos são capazes de corrigir muitos problemas.

Em algumas situações, após o uso do aparelho móvel ainda é necessária a utilização do aparelho fixo.

O aparelho móvel também possui indicações específicas para adultos, conforme o caso clínico. Hoje em dia há modernos aparelhos móveis que podem ser indicados nas mais variadas situações clínicas, mas somente um profissional em Ortodontia poderá indicar o aparelho móvel em cada situação.

 

A importância da limpeza do aparelho móvel

O aparelho móvel deve ser sempre limpo antes de ser colocado, uma vez que ele é feito de um material, resina acrílica, que possui pequenos poros. Além do corpo em resina acrílica, há também arcos e fios.

Nos poros do corpo do aparelho em resina acrílica, por ficar sempre em contato com a saliva na boca, podem acumular bactérias e restos de alimentos. Portanto, é fundamental que o aparelho móvel de acrílico seja sempre limpo.

A limpeza do aparelho móvel deve ser realizada no mínimo uma vez ao dia. Se não for realizada, a saliva seca no aparelho, manchando-o com o tempo e também há possibilidade de formação de tártaro sobre o aparelho.

Os cuidados com o aparelho móvel são essenciais, bem como seu uso frequente e a visita de retorno ao profissional Ortodontista que o indicou. Veja quais são os cuidados que se deve ter com o aparelho móvel.

 

Cuidados com aparelho móvel

  • Sempre utilizá-lo durante o período que foi indicado;
  • Fazer a limpeza do aparelho móvel da maneira correta com escova dentária reservada só para esse fim;
  • Capriche na escovação, tanto dos dentes (com a sua escova dentária e fio dental) quanto do aparelho (com outra escova);
  • Fazer a higienização da caixinha onde ele será guardado;
  • Não deixá-lo jogado ou com pesos em cima;
  • Não derrubá-lo ao chão;
  • Evite sua perda, pois o aparelho móvel é individual e não custa barato;
  • Remova seu aparelho móvel da boca sempre que for se alimentar;
  • Após terminar de comer, lembre-se de escovar seus dentes e passar fio dental antes de retornar o aparelho móvel à boca;
  • Retornar ao profissional Ortodontista para cada consulta de acompanhamento e manutenção.

Como limpar o aparelho móvel

A limpeza do aparelho móvel de resina acrílica deve ser feita com água, sabão neutro ou pasta de dente, utilizando uma escova. Após essa limpeza, é recomendável a imersão por alguns minutos do aparelho em soluções apropriadas para esse fim.

Após isso, o aparelho deve ser seco com uma toalha limpa ou papel absorvente e guardado na sua caixinha. Lembre-se de também limpar a caixinha onde o aparelho móvel será armazenado.

É importante mencionar que a imersão do aparelho móvel em algumas soluções pode danificar a resina acrílica, fazendo com que o aparelho fique frágil e venha a se quebrar. Dessa maneira, não são todas as soluções bactericidas que são apropriadas para imersão do aparelho móvel de acrílico.

Para saber as soluções são indicadas para a imersão do aparelho móvel, converse com seu Ortodontista sobre isso e peça indicações a ele, inclusive sobre o tempo que o aparelho móvel deve ficar imerso. Ainda assim, esse processo não remove totalmente a sujeira de dentro dos poros, sendo necessário escovar o aparelho com pasta de dente ou sabão neutro e depois enxaguá-lo bem.

O ideal é que se tenha uma escova específica para a limpeza do aparelho móvel, podendo essa ser inclusive mais dura que a escova dentária, que se usa para escovar os dentes.

A utilização de outros produtos, tais como água sanitária, ou limpadores multiuso podem causar danos à superfície da resina acrílica, bem como alterar sua cor, deixando-o amarelado, ou seja, também não são indicados. Também não utilize água fervente para enxaguar seu aparelho, no máximo água morna.

Após escovar seu aparelho móvel com pasta de dente ou detergente neutro e o enxaguar, a limpeza pode ser potencializada com a imersão do aparelho móvel em álcool isopropil ou enxaguante bucal que contenha álcool. Mas cuidado: essa imersão não pode durar muito tempo, sendo indicado deixar o aparelho de molho por no máximo 20 minutos.

Após essa imersão, enxague bem o aparelho para remoção da solução e o seque adequadamente, deixando-o armazenado na caixinha própria que você recebeu junto com ele.

É importante que sempre que o paciente não estiver utilizando o aparelho, que o deixe armazenado na caixinha e mesmo quando ele estiver na boca, leve sempre a caixinha. Deixar o aparelho fora da caixinha, enrolado em guardanapos ou em qualquer lugar aumenta o risco de queda, quebra ou perda. E o aparelho móvel não é barato para se perder assim.

 

Tártaro no aparelho móvel e consequências da ausência de limpeza do aparelho móvel

Se a limpeza do aparelho móvel não for realizada adequadamente todo dia, com o tempo, restos de alimentos e bactérias podem se calcificar na região, formando tártaro sobre o aparelho móvel. Essa é uma das consequências da falta de limpeza adequada e frequente do aparelho móvel.

A coloração do aparelho também pode mudar e seu aspecto fica desagradável.

Além disso, com a falta de limpeza, há formação de mau hálito e incômodo na cavidade bucal, pois a colocação na boca de um aparelho sujo, pode levar a inflamações gengivais e outros problemas bucais.

Se o aparelho móvel se apresentar com a coloração alterada, riscado, com tártaro ou danificado de qualquer forma, é importante retornar imediatamente ao profissional Ortodontista, para que o profissional possa avaliar se há possibilidade de recuperação do aparelho ou se o caso clínico demanda um novo aparelho. Por isso que o cuidado com o aparelho móvel pelo paciente é fundamental.

Se você tem dúvidas sobre aparelho móvel, gostaria de saber o preço e se esta é a indicação para o seu caso, agende hoje mesmo uma consulta na Sorridents mais próxima e consulte-se com um profissional Ortodontista gabaritado, que passará todas as informações para você sobre isso.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada