Coaching : O esporte da mudança. O indivíduo ou empresa que procura o coaching é precedida por uma seqüência de resultados insatisfatórios, incapaz de impedir que o erro se repita. Reconhece que algo está errado com o nível de eficácia que poderia atingir, mas por estar dentro da situação é incapaz de perceber o que está acontecendo.
Coluna : Selma Abramo – Palavra da Coaching
“Sejamos a mudança que queremos ver no mundo.” Gandhi
As sensações predominantes são de insatisfação, desespero e frustração. Sente que, por mais que tente fazer algo diferente, sempre cai no mesmo círculo que obriga a repetir comportamentos indesejados e longe dos resultados esperados. O coaching visa alterar essas condutas e exercer uma transformação radical na vida do indivíduo e da empresa.
O coaching é uma modalidade de transformação e aprendizagem aplicada com êxito tanto na vida pessoal como nas organizações. |
O coaching tem sua origem nos esportes. O coach (técnico ou treinador) é contratado para trabalhar com o atleta ou equipe a fim de maximizar seu rendimento.
Quando um atleta ou uma equipe apresentam baixos desempenhos e resultados, o coach pode ser contratado para assumir a equipe com o objetivo de aumentar o seu desempenho, que muitas vezes, o resultado é tão excepcional pode parecer um verdadeiro milagre.
Coaching: O esporte da mudança
O que fez esse coach? Como é possível que uma equipe com baixo desempenho possa apresentar resultados extraordinários a partir da intervenção de um coach? Isto é muito comum no mundo dos esportes.
Podemos dar como exemplo o caso do famoso jogador de basquete Michael Jordan. Um dos mais destacados jogadores da história desse esporte, Jordan sabia que o nível de excelência que tinha alcançado em seu jogo estava intimamente relacionado com o papel desempenhado pelo seu coach Phil Jackson. Muitas vezes Jordan foi convocado por outros times de basquete, que lhe ofereceram grandes quantidades de dinheiro e sua resposta era a mesma: “Eu não saio do Chicago Bulls, Phil Jackson faz de mim o que não posso fazer.” Muitos anos depois, quando Jordan já havia deixado de jogar, Jackson assumiu como técnico do Los Lakers, uma equipe fraca de Los Angeles. Para surpresa de todos, essa equipe, que a muitos anos estava sem ganhar um jogo, começou a ganhar de maneira surpreendente.
Muitas empresas, impressionadas pelos resultados extraordinários obtidos pelos coaches esportivos, quiseram levar esses grandes treinadores para sua organizações a fim de aumentarem o desempenho de suas equipes de trabalho. Porém, cada vez que se pretendia fazer dentro das organizações o que tão bem funcionava nas equipes esportivas, concluiu-se que o resultado não era o mesmo, pois no mundo das organizações era necessário desenvolver outras competências que não necessitavam no esporte. O coaching executivo vai muito mais além de uma vitória esportiva ou de um ganha e perde.
Coaching Ontológico
O coaching ontológico nos permite compreender em profundidade como atuamos nossos ganhos e fracassos, nossas dificuldades, nossos relacionamentos, em poucas palavras, compreenderem melhor nossa existência como seres humanos. Entender que as ações que cada pessoa é capaz ou não de realizar determinam os resultados que obtém. Por que atuamos de uma maneira ou de outra? Decidimos que o tipo de observador que somos determina nossas ações e, portanto, nossos acertos e nossos erros.
Um coach formado nesta disciplina ajuda a pessoa a tornar-se um observador distinto, orientado para uma nova maneira de atuar, o que determinará uma nova modalidade de ser e de enfrentar o mundo. É precisamente essa mudança na postura de observador que permitirá que uma ação diferente do que foi feito até agora, causando resultados surpreendentes.
Por Lidia Muradep – Maio de 2003 Revista Uno Mismo