As prateleiras de supermercados estão abarrotadas de cremes dentais que prometem dentes brancos em espaço recorde de tempo. Enxaguantes bucais, vários tipos de gel e métodos que garantem aquele sorriso televisivo. Porém, o risco de fazer um tratamento para clarear os dentes por conta própria é grande. Especialistas explicam que substâncias utilizadas podem provocar desde supersensibilidade até o desenvolvimento de câncer bucal.
Atualmente existe uma hipervalorização dos dentes brancos. E na verdade, o tom natural dos dentes é amarelado. Mas, como existe a busca por dentição cada vez mais branca, muita gente acaba se submetendo a procedimentos não muito confiáveis. O acompanhamento de um especialista se faz necessário nesses procedimentos.
O clareamento feito por profissionais protege a gengiva, mucosa e o esmalte dos dentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o clareador é considerado um medicamento. Já no Brasil, um cosmético, Atualmente 90% dos casos é utilizando automedicação. Se for em longo prazo, pode acarretar sérios problemas na mucosa.
Nem os cremes dentais que prometem deixar o sorriso branco são inofensivos. Essas pastas de dente também possuem concentração de substâncias que podem ser prejudiciais a longo prazo. O câncer de boca é causado por uma somatória de fatores. O clareador é um que pode contribuir. Por isso, é necessário fazer o procedimento com dentista, que vai proteger a mucosa, a pele bucal e causar menos dano.