Você já ouviu falar sobre o clareamento endógeno? Também conhecido como clareamento interno, esse é um procedimento que, assim como o próprio nome já diz, deixa os deixes mais claros. Ou seja, em sua coloração natural, livre de tons amarelados, acinzentados e de manchas.
No entanto, ele se diferencia dos demais porque é utilizado nos casos em que há o escurecimento dental interno. Ficou interessado no assunto? Então continue lendo o post e saiba tudo sobre o tema!
Afinal, o que é o clareamento endógeno?
Considerado um método eficaz, com resultados satisfatórios e rápidos, o clareamento endógeno é um tratamento realizado para clarear os dentes de pacientes que sofrem com o escurecimento interno por causa do canal.
Ele proporciona um sorriso muito mais bonito, harmonioso. Isso também auxilia o paciente a sorrir com mais segurança, aumentando a autoestima e a confiança.
Como é feito o tratamento?
Por se tratar de um procedimento que acaba com o escurecimento dental interno, o tratamento age por meio da aplicação do peróxido de hidrogênio (o agente branqueador) na parte de dentro dos dentes.
Para isso, o primeiro passo é fazer uma abertura na parte traseira do dente que vai ser clareado. Depois, ele recebe uma proteção e, posteriormente, é aplicado o material branqueador. Existem casos em que o profissional utiliza o gel e a luz de LED para clarear, assim como é feito nos clareamentos mais tradicionais de consultórios.
Vale mencionar, ainda, que esse processo deve ser realizado até que o resultado seja satisfatório, normalmente em até três sessões. O importante é que o paciente saia da clínica satisfeito e confiante.
Em quais situações o procedimento é indicado?
Em geral, é possível dizer que o clareamento interno é indicado para pessoas que já passaram por um tratamento com canal, o que deixou os dentes do paciente em uma coloração que varia do amarelado até o acinzentado.
As razões que levam o canal a escurecer os dentes são várias, mas é possível citar algumas principais, como os traumatismos, o derramamento de sangue na parte interna, a medicação dentro do canal e a limpeza inadequada no final do procedimento em questão.
Quais são as diferenças para um clareamento caseiro?
O clareamento caseiro promove o branqueamento dos dentes em sua própria casa, normalmente através da aplicação de um gel em moldes dentários. No entanto, ele age somente na parte externa e os resultados nem sempre são satisfatórios.
Já o endógeno é realizado por especialistas e atua na parte interna, eliminando qualquer coloração que torna o dente que sofreu com o canal diferente dos demais.
Por que é um tratamento importante?
Embora não seja um procedimento obrigatório, realizá-lo é recomendado. As vantagens são visíveis, em especial nas questões estéticas, que promovem outros benefícios para o paciente, como sensação de rejuvenescimento, autoconfiança e, claro, um sorriso muito mais bonito.
É válido citar que, atualmente, se comprometer esteticamente pode prejudicar as suas relações, tanto pessoais, quanto no mercado de trabalho, além de atrapalhar a socialização.
Todo o processo deve ser realizado com um especialista de confiança. Isso é fundamental para que o resultado saia como o esperado.
Profissionais incapacitados podem causar danos na saúde bucal, como aplicar o produto de maneira que ele seja absorvido pela raiz dentária, correndo o risco de ocorrer a perda do dente.
Pronto, agora que você já sabe tudo sobre o clareamento endógeno, não perca tempo e garanta um sorriso mais bonito e saudável, aumentado a qualidade de vida.
Gostou do artigo? Então conheça um pouco sobre o clareamento dental a laser. Até a próxima!