Por que os dentes sofrem cárie?
A cárie no esmalte do dente é provocada por determinados tipos de bactérias que produzem ácido e atacam o esmalte localizado na superfície do dente. Após a ruptura da superfície do esmalte, o dente não consegue mais se recuperar. A cárie enfraquece o interior do dente e atinge o nervo, provocando a dor de dente.
O que é uma cárie?
Cárie é o termo comumente utilizado para deterioração do dente. O primeiro sinal de uma formação de lesão cariosa pode ser o surgimento de uma mancha esbranquiçada na superfície do dente, indicando uma área de desmineralização do esmalte. À medida que a lesão continua a enfraquecer o esmalte, eventualmente pode passar à coloração marrom, formando uma cavidade. Após esta formação, a perda de estrutura dental não poderá ser regenerada. Seu dentista irá remover a cárie com uma broca dentária, abrasão a ar ou laser. Isso cria uma cavidade preparada que irá receber e reter uma restauração,normalmente de resina.
Fora o velho
As restaurações substituem a estrutura dentária perdida com a cárie e podem durar por muitos anos. Entretanto, as bactérias ou o estressse de contrair ou ranger os dentes podem provocar o colapso do selamento que existe entre a restauração e o dente. As partículas de alimento e as bactérias podem acessar a área de interface e chegar a destruir a estrutura dental saudável.
Durante as consultas regulares, seu dentista deverá determinar se suas restaurações estão intactas. Se o selamento estiver comprometido, fissurado ou com infiltração, deverá ser substituido ou reparado.
Dentes saudáveis são dentes bonitos!
Você pode prevenir a cárie dental por meio de atitudes para limitar bactérias em seus dentes:
Escove os dentes e use fio dental diariamente. Consulte seu dentista para obter recomendações quanto à pasta e o tipo de escova dental mais adequados à sua boca.
Coma alimentos saudáveis, especialmente grãos integrais,vegetais,frutas e alimentos com baixa quantidade de gordura saturada e sódio.
Evite alimentos com alto teor de açúcar especialmente alimentos pegajosos e doces como caramelos e de consistência dura, pois quanto mais prolongado o contato com os dentes, maior o dano provocado.