Blog Saúde Bucal

Branquinho Básico parte II

 

As dicas de ontem foram bem legais e mostraram que ter um belo sorriso pode ser mais fácil do que imaginamos. E para provar que ter um belo sorriso pode ser uma tarefa bem divertida separamos mais dicas.

14. Feche a boca Uma pesquisa descobriu ligações entre uma bactéria na boca e a obesidade. Ao avaliar 313 mulheres com sobrepeso ou obesidade de nível 1, pesquisadores da Unicamp e do Instituto Forsyth, nos EUA, encontraram em 98% delas alta quantidade da bactéria Selenomonas noxia, enquanto 80% das voluntárias magras não tinham o micro-organismo. Os cientistas recomendam a visita frequente ao dentista e o cuidado com a higiene bucal diária, já que a Selenomonas noxia costuma ser encontrada em pacientes com periodontite.

15. Dê preferência a cereais, vegetais e frutas. Os alimentos com fibras contêm menos açúcares e precisam ser mastigados mais vezes, o que estimula a produção de saliva.

16. Clareie as idéias A forma mais rápida e prática de ficar bem na foto é se submeter a um clareamento dental. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, mais de 2 milhões de brasileiros já realizaram o tratamento. Há aparelhos que usam laser, leds ou luz ultravioleta para clarear o sorriso. “Mas a técnica que ainda oferece mais segurança é a caseira, em que a paciente usa uma moldeira com géis clareadores de baixa concentração”, diz José Roberto Moura, presidente da Federação Internacional de Odontologia Estética. Quem tem sensibilidade pode optar por marcas com menor concentração do alvejante peróxido de carbamida — em torno de 7,5%.

17. Vitaminas Diversos estudos mostram que a ingestão de vitamina C auxilia na formação do colágeno, presente na gengiva. Há indícios de que ela também atua nas mucosas, o que melhoraria a salivação.

18. Peça um canudinho O suco de laranja não está no grupo de amigos do sorriso. “Ele tende a dissolver minerais na estrutura dos dentes, o que causaria impactos diretos na consistência do esmalte”, explica Hans Malmstrom, da Universidade de Rochester, nos EUA. Esse e outros sucos cítricos, como de abacaxi e limão, desgastam o esmalte em mais de 80%. Como você não vai — nem deve — deixar de bebê-los, uma dica para aliviar a acidez é usar um canudinho para empurrar o líquido para a garganta.

19. Embarque na moda chinesa Tomar chá-verde ajuda a deixar seu sorriso mais saudável e bonito. Pesquisadores da Universidade de Kyushu, no Japão, mostraram que pessoas que o bebem com frequência apresentam menos doenças periodontais. A ação da catequina deve explicar o fenômeno, pois a substância tem efeito antioxidante. O lado B: pesquisas revelaram que a bebida escurece os dentes. A dica é beber com moderação.

20. Faça o bem em dose dupla Na gravidez, o cuidado com os dentes deve ser dobrado. Afinal, além de você, a gengivite gravídica afeta seu bebê. Um estudo da American Association for Dental Research aponta que grávidas com problemas periodontais têm duas vezes mais chance de dar à luz prematuramente. Para afastar o problema, faça bochechos com uma solução de flúor sem álcool — o elemento será incorporado à dentição do nenê.

21. Use com moderação Dentes não foram feitos para rasgar embalagens, morder lápis ou segurar presilhas.Exageros levam à danificação do esmalte ou ao trincamento de dentes.Evite o problema deixando a boca trabalhar no que foi programada.”

22. Lembre-se que é tudo farinha do mesmo saco Uma pesquisa da Universidade de Washington, nos EUA, põe os carboidratos fermentáveis na mesma categoria. “Frutas, doces, pães e cereais têm igual potencial de causar cáries”, diz Phillipe Johel, coautor do estudo. Restrinja os carboidratos às refeições.

23. Fuja do pé de moleque Mastigar alimentos duros e quebradiços danifica o esmalte do dente. Não empregue uma força desnecessária para quebrar gelo ou um grão de pipoca, por exemplo.

24. Acalme os nervos Inimigo número 1 do corpo e da mente, o stress também interfere na saúde bucal. Ele colabora para o aparecimento do mau hálito porque diminui a produção de saliva. Um estudo publicado no Journal of Periodontology também relaciona o mal a doenças da gengiva — e há indícios de que os estressados diminuem a frequência de escovação.

25. Sorria! O mesmo estudo diz que a depressão interfere na saúde bucal. As variações hormonais altas da depressão ou até a preferência do doente de ingerir carboidratos e doces, em busca da compensação do prazer no paladar, facilitaria o surgimento de doenças na gengiva e de cáries. Quem diria que sorrir deixa o sorriso mais bonito?

26. Faça bochechos Minutos depois de beber refrigerante ou vinho, faça um bochecho com água. Isso vai ajudar a eliminar substâncias ácidas que escurecem seu cartão de visita. Meia hora depois, é claro, a escovação termina o serviço.

 Fonte: Revista Women’s Health

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

O que fazer quando os dentes estão moles?

Somente na infância é normal que os dentes amoleçam e caiam (para que os permanentes nasçam). Trata-se da famosa fase da troca de dentição. Nos adultos, entretanto, ficar com os dentes moles é um verdadeiro problema: afeta

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada