Além dos níveis de glicemia você sabe quais outros cuidados tomar com os pacientes diabeticos?Sorridents continua esclarendo mais sobre o assunto.
Assim como o profissional deve estar atento ao níveis de glicemia do paciente,deve também se atentar para comorbidades e complicações secundárias ao DM que podem necessitar de modificações na conduta odontológica.
A hipertensão arterial figura entre as mais comuns complicações nos portadores de DM,sendo assim estes pacientes corriqueiramente estão sob tratamento com uma ou mais medicações hipotensoras.Caso o paciente falhe em aderir a esse tratamento e o mesmo for exposto ao trauma cirúrgico sem aferição de pressão arterial e adequada terapêutica anestésica,quadros hipertensivos favorecem o surgimento de complicações como angina de peito,síncope,hemorragias trans-operatórias e pós-operatórias.Estes quadros devem ser corretamente identificados e tratados no consultório.
Um outro exemplo é atenção à terapêutica medicamentosa prescrita para o portador de DM pelo Cirurgião Dentista,pois,normalmente,o paciente,portador de DM está sob terapêutica medicamentosa múltipla.
Abaixo segue alguns exemplos de interação medicamentosas de prescrições comuns feitas pelo Cirurgião Dentista em relação a medicamentos utilizados por portadores de DM:
AAS (ácido acetilsalicílico) – interage com anticoagulantes orais
- Aumento do efeito do anticoagulante com maior risco hemorrágico.
AINES (anti-inflamatórios não esteróides)- interage com anticoagulantes orais
- Aumenta o risco de sangramento.
Amoxicilina – interage com anticoagulantes orais
- Aumenta a atividade dos anticoagulantes