Blog Saúde Bucal

Afinal, o que é apicectomia? Entenda aqui!

A apicectomia é uma cirurgia bucal que pode deixar alguns apreensivos. Esse sentimento é normal, afinal, a pessoa enfrentará um processo delicado. Porém, quando é acompanhada por um especialista, não há motivos para ansiedade.

Para sanar qualquer apreensão, neste post, vamos explicar o que é a apicectomia e apontar quando ela é indicada. Além disso, descreveremos como é feita e de que modo ocorre o pós-operatório.

Fique com a gente e saiba mais sobre esse tema!

Do que se trata a apicectomia?

A apicectomia, também chamada de cirurgia periapical, é um procedimento para eliminar a ponta de uma raiz dentária, conhecida ainda como ápice do dente. O método pode ser empregado sozinho ou junto com o tratamento de canal, se for necessário remover cáries.

Dessa maneira, o especialista extrai uma parte da raiz do dente, cerca de 3 milímetros. Isso deve ser feito para impedir o acúmulo de microrganismos nocivos, pois essa área é um ponto propício a isso. Consequentemente, essa remoção extingue o problema.

Aqui, devemos lembrar da importância da raiz do dente. Ela é a porção fixada aos ossos maxilares e mandibulares. O dente é composto de dois terços de raiz dentária. Logo, é um tamanho considerável dele, e, quando os dentes não são tratados corretamente, os problemas na região da raiz podem se agravar.

Quando a apicectomia é indicada?

Ela é feita em casos de lesões e infecções na ponta dos dentes, ou seja, na raiz dentária. Porém, nem toda infecção exige essa cirurgia. Apenas problemas e lesões recorrentes na raiz do dente e irreversíveis por meio de métodos menos invasivos, como o tratamento de canal, requerem a operação.

As infecções e lesões tratadas pela apicectomia podem provocar granulomas ou cistos periapicais, problemas bastante graves. Por isso, é importante remover a raiz. Outras indicações dessa técnica são:

  • perfurações na raiz;
  • dilatações na raiz;
  • fraturas de itens empregados em uma desvitalização, retidas dentro dos canais na raiz.

Como ocorre o pós-operatório?

Esse período não significa o término do processo, uma vez que ainda há a recuperação por conta das incisões. Por essa razão, são necessários alguns cuidados, como:

  • não fazer bochechos — isso impede a formação de coágulo de sangue, o que poderia atrasar a cicatrização;
  • não ingerir alimentos e bebidas quentes — a temperatura elevada dilata os vasos sanguíneos, que, como ainda não estão fechados, podem sangrar com o calor excessivo;
  • aplicar gelo — ao contrário, o frio provoca a compressão desses vasos, diminuindo o sangramento e aliviando também desconfortos;
  • evitar esforço físico — medida convencional após processos cirúrgicos, justifica-se porque, ao bombear muito sangue para regiões recentemente operadas, os vasos operados podem sangrar com a pressão sanguínea, provocando hemorragias;
  • não comer alimentos muito rígidos — isso deve ser evitado também pelo esforço aplicado na área, capaz de remover a sutura antes do tempo indicado;
  • manter a escovação — os hábitos de higiene bucal devem ser mantidos, porém, com escovas mais macias, tomando cuidado para não encostar na área afetada;
  • retirar a sutura — após cinco ou dez dias, é necessário retirar os pontos da sutura, daí em diante, a vida segue normalmente.

Qual é a importância de um especialista?

É indispensável encontrar um profissional especializado para realizar a cirurgia e dar as instruções corretas. O especialista é capaz de avaliar toda a estrutura bucal do paciente, indicar os devidos tratamentos e examinar a necessidade do acompanhamento de outros profissionais. Muitas vezes, pode ser preciso montar uma equipe com mais de um especialista. Mas, antes disso, é preciso procurar o dentista adequado para verificar se será preciso fazer a apicectomia ou não.

Siga nossas páginas nas redes sociais e conheça mais dicas de saúde bucal. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.



Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada