O uso de aparelho ortodôntico pode até fazer muito sucesso entre as crianças, mas é possível que seja visto como um grande problema pelos adultos. Entretanto, é bom lembrar que, além de melhorar a estética, os aparelhos têm a função de corrigir diversos distúrbios bucais, como mandíbula desalinhada, mordida aberta, entre outras situações.
Uma das razões pelas quais um adulto não deve temer esse tipo de tratamento é que agora os modelos são discretos e transparentes, valorizando e agilizando a duração de uso.
Benefícios do aparelho ortodôntico
O posicionamento correto dos dentes produz muitos benefícios. Ele não só restabelece um sorriso mais bonito e uniforme, como previne problemas oclusais, melhorando a mastigação e, por consequência, a digestão, já que os alimentos são triturados corretamente.
Outra vantagem está na dicção e na fala. Quando uma pessoa se beneficia da correção, ela deixa de enrolar a língua ou cuspir enquanto fala. Esse desconforto, que muitas vezes deixa o indivíduo sem jeito para falar em público, é sanado com o uso de aparelhos.
Por fim, a higienização também se torna mais fácil: como os dentes estão alinhados, a escova alcança toda a área e o fio dental é passado em todas as extremidades.
Adultos podem usar aparelho ortodôntico
Muitos se inibem por causa dos dentes tortos e acabam tentando evitar o sorriso. O resultado é a redução da autoestima. Desde que tenha ossos e dentes saudáveis, que suportem a movimentação, todos os adultos podem e devem fazer a correção.
Quando o paciente não tem perda óssea, ou seja, tem osso para movimentar os dentes, ele está apto para o tratamento, independentemente de ter 40, 50 ou 60 anos.
Tempo de tratamento adequado
Alguns adultos não desejam colocar aparelho devido ao mito de que quanto mais velho, mais tempo de duração terá o tratamento. Na realidade, o período é estimado de acordo com o nível de desalinhamento e a condição da movimentação, variando entre 18 e 24 meses ― praticamente o mesmo prazo de pessoas mais novas.
Para quem indaga sobre as dores, saiba que também é mito um adulto sentir mais dores do que os jovens. Com os avanços tecnológicos e fios de última geração, a dor é bem mais reduzida para todos os casos.
Razões pelas quais se deve usar aparelhos
Se você tem alguns dentes tortos e de tipos que podem ocasionar más oclusões, como os exemplos abaixo, este é o momento de procurar um profissional.
Dentes desalinhados
Deitados, projetados ou sobrepostos, que tornam mais difícil o ato de passar o fio dental, precisam ser corrigidos.
Dentes afastados
O afastamento dos dentes pode provocar problemas na mordida e acarretar o mau funcionamento da mandíbula.
Acúmulo de placas
Quando os dentes estão muito próximos, a limpeza é mais difícil, tornando maior o acúmulo de placas bacterianas e tártaro. A correção dos dentes facilita a limpeza diária.
Esses são apenas alguns dos casos em que o uso de aparelhos ortodônticos é indicado. Lembre-se de que a dificuldade não está somente entre o fio dental enroscado e a criação de placas, mas também implícito em situações como dores constantes na mandíbula, mau hálito (ocasionado devido às comidas que ficam presas nos dentes) e problemas de dicção.
Para quem ainda tem receio, saiba que o mercado oferece modelos transparentes, que muitas vezes passam despercebidos. Eles têm a mesma funcionalidade dos metálicos e são resistentes, assim como os convencionais.
Agora que você percebeu que não há desculpas para ter o sorriso como cartão de visitas, pode agendar a sua consulta sem medo! Se ainda tem algum tipo de receio quanto ao uso do aparelho ortodôntico, conte pra gente aqui nos comentários!