Os hábitos alimentares são adquiridos a partir dos primeiros dias de vida do bebê. Iniciam-se com o aleitamento materno, que deve ser preferencialmente até os 6 meses de vida, e que é importante para o desenvolvimento ósseo muscular.
Após a erupção dos primeiros dentes, os alimentos sólidos são importantes para o exercício da mastigação. Assim que possível,deve-se restringir o uso da mamadeira, substituindo-a pela alimentação sólida.
A dieta deve ser equilibrada com frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leite, cereais, entre outros. Alguns alimentos como o peixe, podem favorecer a cicatrização além de evitar processos inflamatórios. Fazer as refeições sempre nos mesmos horários também é recomendado. Evite alimentos açucarados e ácidos já que esses alimentos diminuem o ph bucal deixando-o mais vunerável às cáries.
Os alimentos ácidos também podem provocar a erosão ácida que desgasta o esmalte formando cavidades que desencadearam sensibilidade nos dentes. Você não precisa eliminar esses alimentos da sua dieta, basta consumir com moderação e enxaguar bem os dentes após o consumo de alimentos ácidos. Só escove os dentes meia hora depois e evite consumir esses alimentos perto da hora de dormir.