A presença de um cirurgião dentista na equipe que trata um portador de diabetes se faz necessária.Sorridents te conta os motivos para isso.
A descompensação nos pacientes com diabetes,mesmo que adequadamente tratados e medicados,pode ter sua origem em infecções bucais,por isso a necessidade de elimanação dessas patologias.
É notório na literatura científica mundial a íntima relação entre processos inflamatórios,controle glicêmico e Diabetes,em que se observa tendência de aumento da expressão de interleucinas-6 em pacientes portadores de Diabetes.
Também é evidente que o tratamento odontológico de processos inflamatórios e infecciosos na cavidade bucal contribui diretamente no controle glicêmico do paciente portador de Diabetes.
Relacionado diretamente ao controle glicêmico,a própria doença e suas complicações podem ser precitadas ou agravadass por processos infecciosos da cavidade bucal,onde é descrita a possibilidade da doença periodontal levar pacientes do sexo feminino ao quadro de Diabetes Gestacional.
Embora a relação entre Diabetes e Periodontia tenha sido a mais explorada em estudos nos últimos anos,tem-se visto a mesma relação sendo estabelecida em outras áreas odontológicas como a Endodontia,Implantologia e Cirurgia Buco Maxilo Facial,por exemplo.
Em artigos já publicados é descrita a influência,tanto positiva quanto negativa,do Diabetesna resolução de casos endodônticos.Em outros artigos podemos encontrar a descrição da Diabetes como fator modulador de infecções endodônticas.
No campo da Implantologia e Cirurgia,são descritos os efeitos danosos do descontrole glicêmico na osseointegração de implantes e,posteriormente,a associação e os riscos dos efeitos do Diabetes nos tecidos periodontais e peri-implantares.
Atualmente,é reforçada a necessidade da presença de um Cirurgião Dentista na equipe multidisciplinar que trata o paciente portador de diabetes.Tendo isto em vista,a terapêutica odontológica deve estar obrigatoriamente embasada em evidências científicas em conjunto com outras áreas das ciências da saúde.