Uma boa mastigação pode fazer milagres por sua saúde.
A saúde começa pela boca. Os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, na fala e na estética,influenciando diretamente a auto-estima do indivíduo e no seu contexto social.
O dente é um órgão vivo, que faz parte do nosso organismo. Os dentes incisivos cortam, os caninos rasgam, os pré-molares trituram e os molares amassam os alimentos, contribuindo assim para a digestão.
O processo da mastigação é acionado por vários músculos da face que promovem movimentos para cima, para baixo e também lateralmente. O alimento deve ser mastigado várias vezes para que seja devidamente aproveitado pelo organismo. Na mastigação, o alimento é reduzido a finas particulas que, misturadas com a saliva, converte-se numa massa pastosa: o bolo alimentar,sendo esta, a primeira fase da digestão.
A boa mastigação garante um suave deslizamento do alimentar pela faringe,devido à contração dos músculos da língua, assegurando a entradado material deglutido no esôfago,seguindo para o estômago. A mastigação promove o fortalecimento da musculatura facil. Quando ingerimos alimentos corretos pode ainda favorecer o correto posicionamento dos dentes das arcadas. A língua contribui também para a limpeza dos dentes , na fonação e no paladar.
Além disso, grande parte das doenças sistêmicas podem ter origem a partir de uma infecção buco-dentária, a exemplo do reumatismo articular agudo,nefrite,artrite ,gastrite,endocardite,entre outras. Muitas doenças sistêmicas manifestam-se na cavidade bucal, precedendo, às vezes, sistomas clínicos. Este é o caso do sarampo, HIV, leucemia, entre outros.