As tecnologias estão se desenvolvendo de forma cada vez mais veloz, e isso faz com que as empresas tenham de se adaptar aos novos cenários que são constantemente traçados. É por isso que o investimento nessas tecnologias é essencial, independentemente do ramo em que se encontra a organização. Assim, na área odontológica não é diferente: a inovação na odontologia é de suma importância.
Por isso, preparamos um post a fim de mostrar o quão valioso é estar por dentro das inovações que acontecem na odontologia. Não deixe de conferir!
O que é inovação?
Quando procuramos no dicionário, inovação significa realizar algo novo e que ainda não havia sido feito e/ou produzir novidades. Quando pegamos esse conceito e aplicamos ao cenário corporativo atual, temos que inovação pode ser: o investimento em novas tecnologias, a exploração de mercados, a renovação da equipe, a reformulação da marca ou até mesmo a implementação de um novo modelo de negócio.
Dessa forma, inovar acaba sendo algo muito amplo. Pode ser qualquer ação, desde que ela objetive a abordagem de um problema sob uma nova perspectiva e a implementação de um novo método.
Por que inovar?
Se as inovações são tão positivas, então por que a maioria das empresas não inova? Há duas principais causas para que isso não ocorra com frequência: o desconhecimento das ferramentas e dos recursos necessários para colocá-las em prática e a visão ultrapassada sobre inovação.
Desse modo, cada vez mais, a inovação está deixando de ser um diferencial e está passando a ser um pré-requisito. Vivemos em uma sociedade muito veloz e conectada e, assim, temos um novo tipo de cliente: aquele que busca informações e respostas rápidas e simplificadas e está por dentro de tudo o que acontece.
Assim, a inovação alavanca os lucros da empresa, além de ser um dos princípios fundamentais para a própria sustentabilidade do negócio.
Não estamos falando de inovações que vão revolucionar o mercado e criar produtos e serviços transformadores. Estamos falando de inovações que atuem nos produtos e serviços locais, tais como a gestão ou o atendimento. Pode ser a modificação da gestão da clínica ou a implementação de um novo aparelho ou uma nova técnica odontológica.
Os benefícios da inovação
O direcionamento de recursos para a inovação não se trata de um gasto, e sim de um investimento. Assim, é bastante claro que a inovação trará impactos positivos para a empresa a curto, médio e longo prazo — dependendo do investimento que foi realizado.
A seguir, listamos alguns dos benefícios que a inovação pode trazer para a sua clínica odontológica:
- Aumento da visibilidade do negócio;
- Auxílio para uma melhoria contínua;
- Aumento da receita;
- Redução dos custos;
- Otimização do tempo e aumento da produtividade;
- Crescimento da presença no mercado;
- Viabilização de parcerias novas.
Como promover a inovação na odontologia?
Conforme já foi dito, a inovação pode ser considerada como sendo toda mudança que gera um novo padrão de desenvolvimento. Assim sendo, a inovação deve ser colocada como uma estratégia central, que vai guiar os rumos da empresa daí em diante.
Desse modo, a inovação na sua clínica odontológica vai orientar os investimentos que serão aplicados, assim como definirá o foco que o desenvolvimento de uma nova implantação possuirá.
Nesse sentido, não é possível falar em um campo específico em que as ações de inovação devem ocorrer. Elas podem ocorrer em qualquer um, desde que alterem a situação vigente, questionem como as coisas estão rumando e busquem por novas visões e pontos de vista.
Vejamos, a seguir, algumas dicas para lhe ajudar a pensar como começar a promover a inovação na sua clínica odontológica:
Pense sempre adiante
Inovar significa sair da zona de conforto e romper com paradigmas e estereótipos. Isso não significa que você agirá sem pensar e sem calcular os riscos. Muito pelo contrário, todo passo deve ser meticulosamente planejado.
Portanto, comece aos poucos e busque sempre pensar adiante e fora dos padrões. Saia da rotina e faça as coisas de um jeito diferente com o qual está acostumado a fazer.
À medida que os primeiros passos forem dados, comece a dar passos mais largos: invista em novas tecnologias, implemente métodos e mecanismos que agilizem os processos, conquiste o seu público-alvo e modernize o seu negócio.
Não tenha medo
Como foi dito, a inovação exige um pouco de ousadia. E, para os que não estão acostumados com isso, surge o medo.
Não tem como ter 100% de certeza que um investimento trará sucesso. Faz parte do processo de inovar saber lidar com os imprevistos e com o fracasso — caso ele venha a acontecer.
E isso não é algo necessariamente ruim. O fracasso faz parte do processo de aprendizado e, uma vez que é compreendido e estudado, abre caminho para o sucesso.
Últimas tendências do mercado odontológico
Compreendido todo o mecanismo de funcionamento do processo de inovação, vamos agora falar um pouco sobre as últimas tendências do mercado odontológico.
Segmentação de clientes
Sabemos que conquistar clientes pode ser uma tarefa bastante árdua, porém, lançando mão de técnicas como a segmentação de clientes, tudo pode ficar mais fácil.
Basicamente, segmentar é dividir algo maior e mais complexo em proporções menores e mais simplificadas. Ou seja, trata-se da definição do tipo de cliente que se deseja atingir. Por exemplo, se a clínica realiza somente tratamentos estéticos, tais como aparelho ortodôntico e clareamento dental, o público em questão está mais preocupado com a aparência.
A vantagem da segmentação é que os esforços para a atração e o engajamento de pacientes serão menores, à medida que você terá um público específico para atingir, aumentando, assim, as suas chances de sucesso.
Uso de ferramentas de gerenciamento
Empreender é uma tarefa bastante complexa e que exige muito esforço e dedicação por parte dos profissionais, ainda mais quando se tem uma jornada dupla: trabalho e gerenciamento.
Assim, para auxiliar na gestão de tarefas, existe no mercado uma série de aplicativos e programas desenvolvidos com o intuito de facilitar a vida desses profissionais. Abaixo, listamos alguns deles:
- Remember the Milk;
- Todoist;
- Asana;
- Trello;
- Wunderlist;
- Evernote;
- Efficient Sticky Notes;
- GanttProject;
- Azendoo.
Inteligência de Mercado
A Inteligência de Mercado é uma ferramenta bastante importante para o seu consultório. Por meio dela, você consegue levantar uma grande quantidade de dados: informações sobre sua clínica, seus clientes, seus concorrentes e o mercado em geral.
Com tais informações, você pode fazer uma análise ampla e completa sobre como está o cenário e, assim, escolher quais são as estratégias mais viáveis para serem tomadas. Tudo isso faz com que você evite erros comuns na administração do seu consultório e tenha, como consequência, uma produtividade e um lucro muito maior.
Com todas essas dicas, esperamos que você não tenha mais dúvidas a respeito da importância do acompanhamento das inovações na odontologia.
Gostou do nosso texto? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também fiquem por dentro do nosso conteúdo!