Muitas pessoas têm o desejo de corrigir o sorriso, deixando os dentes mais alinhados. O tratamento ortodôntico tradicional é utilizado em jovens e em adultos, mas nem todos gostam do aspecto visual do aparelho. Isso porque ele é aplicado na parte frontal dos dentes, chamando mais atenção para a região. Pensando naqueles que se incomodam com o sorriso metálico, especialistas desenvolveram os aparelhos linguais.
O grande benefício desse tipo de aparelho é que ele é, praticamente, imperceptível. Funciona de forma semelhante ao tradicional, porém é colocado na parte de trás dos dentes em contato com a língua. Se você pretende ter um sorriso perfeito, mas ainda não sabe qual tipo de tratamento escolher, nesse artigo vamos falar sobre as vantagens e desvantagens dos aparelhos linguais e tirar todas as suas dúvidas.
Como é feito o tratamento
O tratamento funciona, basicamente, da mesma forma que o convencional. O material dos bráquetes linguais é igual, mas o design é diferente, para aumentar o conforto do paciente. Além disso, a diferença é o local de aplicação, na face interna dos dentes, que fica atrás da dentição. Por isso, sua customização e montagem são os diferenciais da tecnologia lingual.
O aparelho lingual pode ser usado por adultos ou adolescentes, desde que já tenham os dentes permanentes. O procedimento de aplicação é o mesmo para ambos, assim como, a eficácia do método.
Principais vantagens
- O aparelho lingual evita machucados na boca durante a prática de esportes, movimentos bruscos ou brincadeiras, já que os bráquetes não ficam em contato com os lábios.
- O uso pode ser feito, tanto em uma única arcada inferior ou superior, quanto nas duas ao mesmo tempo.
- É mais fácil perceber a evolução do alinhamento porque os dentes não ficam cobertos pelos bráquetes. Além disso, outros procedimentos estéticos, como clareamento e restauração podem ser realizados durante o uso da técnica ortodôntica.
- Ele é imperceptível e não projeta os lábios para frente. O alinhamento dos dentes melhora a autoestima e o método lingual dispensa olhares de curiosos, afinal todo o procedimento é escondido pela dentição.
Desvantagens dos aparelhos linguais
- Para ter um sorriso com os bráquetes linguais, o paciente deve desembolsar um valor de duas a quatro vezes maior do que no método convencional. Isso porque o método lingual é personalizado e conta com uma tecnologia exclusiva. A colagem dos bráquetes é mais complexa, por isso o ortodontista deve ter treinamento específico para esta técnica.
- Da mesma forma que o aparelho comum machuca a boca no início do uso, o lingual pode causar alguns ferimentos. Ele tem superfície metálica que causa desconforto ao entrar em atrito com a língua. Uma forma de aliviar as lesões é utilizar cera odontológica sobre os bráquetes.
- Durante a fala, a língua entra em contato com a parte de trás dos dentes, para produzir os sons. Como os bráquetes ficam nessa região, o paciente pode apresentar distorção na fala, durante as primeiras semanas, até que se habitue ao aparelho.
Sabendo a diferença entre os tipos de soluções ortodônticas, é mais fácil para o paciente optar pelo tratamento adequado. E você, ficou com vontade de melhorar o seu sorriso com os aparelhos linguais? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, compartilhe nos comentários.