Se você já sofreu com a perda de dentes, é provável que o seu dentista tenha sugerido a realização de um implante dentário. O tratamento oferece benefícios não só para a estética do paciente, mas também para o bom desenvolvimento da mastigação e da fonética, deixando o paciente mais confortável na hora de sorrir, comer e falar.
Porém, circulam por aí muitos mitos e verdades sobre implantes dentários. É isso que vamos distinguir neste artigo, para que você possa realizar o tratamento com mais confiança e tranquilidade. Quer saber mais? Continue lendo e confira!
1. O implante dentário pode ser feito em qualquer pessoa
Verdade. Mas antes disso, será necessária a realização de alguns exames de imagem, para verificar a estrutura óssea da boca do paciente, a fim de fazer a implantação correta.
Outra dúvida importante é em relação aos pacientes que possuem doenças cardíacas e diabetes. Eles também podem realizar o tratamento, desde que haja um controle da doença.
É relevante você saber também que o implante dentário é indicado para pessoas que já possuem o completo crescimento dos ossos, o que acontece entre a idade de 17 e 18 anos para mulheres e 18 e 19 anos para os homens.
2. O organismo pode rejeitar o implante
Mito. Os implantes são feitos de titânio, o qual integra-se ao osso com facilidade, pois esse material é compatível com o tecido ósseo.
Os raros insucessos de um implante ocorrem devido a algum problema no pós-operatório ou em relação à qualidade óssea do paciente.
Esporadicamente acontecem problemas relacionados a infecções, mas isso pode ser evitado com a contratação de um profissional qualificado para a realização do implante dentário.
3. Pacientes sem osso podem receber o implante
Verdade. Eles podem realizar o implante dentário, mas antes é necessário que seja realizado um enxerto ósseo, o qual vai desenvolver a espessura do osso, a fim de possibilitar a implantação.
Pode levar um tempo para que o enxerto se incorpore ao osso, mas é preciso respeitar esse período para que não haja complicações no tratamento.
4. O tratamento pode ser feito com a gengiva inflamada
Mito. O tratamento não pode ser feito se a saúde bucal não estiver em dia. As inflamações na gengiva ocorrem principalmente devido à má higienização e às bactérias existentes na cavidade oral.
Se o procedimento for realizado sem a eliminação da inflamação, a doença pode se instalar no implante, fazendo com que o tratamento não alcance os resultados esperados.
5. Quanto antes fizer o implante, melhor
Verdade. A espera para realizar o implante não pode acontecer, pois além de tornar o procedimento mais complexo, ele se torna mais oneroso também.
Isso porque quando o implante não é realizado logo no início da queda do dente, o osso perde a sua altura e espessura, sendo necessária a realização de um enxerto ósseo para que a instalação do implante não seja prejudicada.
6. O implante dentário é doloroso
Mito. O implante dentário não é doloroso. No momento do procedimento o profissional aplicará anestesia no paciente, fazendo com que o mesmo passe por todo o tratamento sem nenhuma dor.
O que pode acontecer é que você sinta algum incômodo após o procedimento, mas não se preocupe, pois isso é normal e pode ser tratado com a utilização de anti-inflamatórios e analgésicos.
Quando você for realizar um procedimento como esse, muitas pessoas darão a sua opinião sem sequer ter passado pelo tratamento. Por isso, cuidado com as informações que você recebe de amigos ou familiares, fique atento ao que ensinamos aqui e realize o seu implante com tranquilidade.
Agora que já conheceu os principais mitos e verdades sobre implante dentário, que tal baixar o nosso e-book “Guia completo sobre implante dentário” e se inteirar sobre o assunto?