Blog Saúde Bucal

4 maus hábitos que estão deixando seus dentes manchados!

Os cuidados com os dentes são parte importante do nosso cotidiano não só por causa da saúde, mas também pela estética. Existem, no entanto, algumas atitudes rotineiras bem prejudiciais que podem deixar seus dentes amarelados ou manchados.

Vamos te contar agora quais são os 4 hábitos que estão deixando seus dentes manchados para você evitá-los agora mesmo!

1. Fumar

Todo fumante já deve ter ouvido de muitos lados que esse hábito não é nada saudável. Mas não bastasse os males trazidos à saúde pelo cigarro, o tabaco também é um dos principais responsáveis pelo amarelamento precoce dos dentes. Além disso, o cigarro é também um dos principais causadores do câncer bucal.

Ninguém está dizendo que é fácil parar de fumar, mas motivos para continuar tentando não faltam!

2. Consumir alimentos que deixam os dentes manchados

Existem diversos alimentos que podem manchar seus dentes por dois motivos diferentes: acidez e pigmentação.

Consumir muitos alimentos ácidos, como limão, laranja, acerola e outros cítricos prejudica o esmalte dos dentes, ou seja, sua camada protetora. Quando isso acontece, eles ficam mais porosos e absorvem mais a pigmentação de outros alimentos, como os que citaremos abaixo.

Comidas e bebidas de cores fortes podem acabar transferindo essa pigmentação para os dentes, principalmente se forem consumidas em excesso e se sua boca estiver com uma acidez elevada. Alguns exemplos desse alimentos são chás, café, acaí, molha de soja (shoyu), vinho ou suco de uva e refrigerantes.

A lista de alimentos que podem manchar os dentes pela pigmentação é longa e não dá pra simplesmente parar de comer todos. O importante nesse caso é não exagerar e, principalmente, higienizar bem a boca depois de comer (como explicaremos na próxima dica). Na impossibilidade de fazer uma escovação adequada no momento, um bochecho com água também ajuda.

3. Não fazer a higiene bucal

Essa é a dica que aparece sempre, e a mais importante. Dentes bem escovados e o uso regular do fio dental ajuda a evitar todo tipo de problema e manter sua saúde bucal, além de proteger seus dentes contra manchas que poderiam ser trazidas pelos alimentos de pigmentação forte.

Dentes bem cuidados mantêm sua camada protetora, o esmalte, funcionando bem e os protegendo contra manchas e cáries.

4. Não cuidar dos dentes depois do clareamento

Falamos sobre clareamento dental em um post anterior, mas aqui cabe um reforço. O tratamento para clarear os dentes deixa os dentes temporariamente mais porosos, ou seja, mais expostos ao aparecimento de manchas.

Logo depois de um clareamento o cuidado tem que ser redobrado, evitando ao máximo os alimentos muito pigmentado e o cigarro. Consulte seu dentista para saber quanto tempo de cuidado extra seu clareamento pede e respeite esse período para evitar problemas.

Com essas dicas, esperamos que fique mais fácil evitar os indesejáveis dentes manchados. Fique atento aos alimentos com cores fortes, não se esqueça da sua higiene bucal e pare de fumar assim que possível para garantir um sorriso branco por muito mais tempo!

Quer cuidar melhor do seu sorriso? Veja as nossas dicas sobre o uso correto do fio dental!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada