Agende a sua avaliação
Ou agende pelo telefone 0800 601 1520

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Disfunção da atm

disfuncão da atm

Disfunção da ATM: Diagnóstico preciso para aliviar e eliminar as dores faciais causadas pela D-ATM.

A disfunção da articulação temporo mandibular (D-ATM) é um distúrbio na articulação que liga o maxilar ao crânio. A ATM é responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados e, qualquer problema que impossibilite o funcionamento deste sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos, é chamado de D-ATM.

Quais os sintomas da D-ATM?

Apenas um dentista, através de histórico dentário, exames e radiografias, é capaz de diagnosticar um paciente com D-ATM. Afinal, o distúrbio apresenta diversos sintomas que surgem com outros problemas.

Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, parecida com enxaqueca, com pressão e dor nos olhos; dor de ouvido; dor ao abrir muito a boca, ao mastigar ou bocejar; estalos ou sensação de desencaixe quando abre ou fecha a boca, flacidez dos músculos da mandíbula; mudança brusca no encaixe dos dentes superiores e inferiores.

tratamento da atm

Qual é o tratamento para a D-ATM?

Há vários tratamentos que diminuem os sintomas da D-ATM, porém, não existe cura definitiva para o problema. Alguns dos tratamentos são:

• Aplicação de calor úmido ou uso de relaxantes musculares, aspirinas, analgésicos comuns ou anti-inflamatórios, para eliminar a dor e o espasmo muscular;
• Utilização da placa de mordida ou “splint”, aparelho feito sob medida para a boca do paciente, que reduz os efeitos do rangido;
• Técnicas de relaxamento para controlar a tensão muscular;
• Cirurgia na articulação, caso os tratamentos não tenham efeito.