Blog Saúde Bucal

Síndrome da ardência bucal: entenda o que é e como tratar

Síndrome da ardência bucal

Se você é o tipo de pessoa antenada e que gosta de estar em dia com os cuidados da boca, então é bem provável que fique de olho em qualquer alteração ou desconforto bucal, não é mesmo?

Há, ainda, o time daqueles que são mais desleixados, que se importam menos com a saúde bucal.

Independentemente do grupo, é bem provável que perceba se sua boca começar a arder e não parar. Quando ela começa a queimar sem nenhuma razão específica, por exemplo, é motivo de sobra para se preocupar, pois esse pode ser um sinal da síndrome da ardência bucal.

Ficou curioso? Entenda mais sobre o assunto a no texto a seguir e saiba tudo sobre essa doença. Vamos lá?

O que á a síndrome da ardência bucal, afinal?

Também conhecida como parestesia bucal ou glossipirose, a síndrome da ardência bucal é caracterizada pela sensação de queimação na mucosa da boca. O sintoma também pode vir acompanhado de dor. Tudo isso sem nenhuma lesão ou alteração.

Nesse caso, as áreas mais atingidas são a língua, palato e lábios, então é bom ficar de olho em qualquer alteração. Entretanto, basta a boca começar a arder para ter mais atenção.

A doença atinge principalmente as mulheres no período depois da menopausa, ou seja, na faixa-etária de 50 anos. Mas os homens e jovens também podem sofrer com a doença (principalmente aqueles que levam uma rotina mais corrida e estressante).

Quais são os sintomas e causas mais comuns?

Como dito, o principal sintoma envolve dor e ardência bucal, podendo se agravar, dependendo do tipo de rotina e se a pessoa é mais estressada.

Ainda assim, os sintomas contam com uma peculiaridade: eles se amenizam durante a noite e costumam não perturbar o sono, o que é um ponto positivo.

Nesse tempo, o paciente também pode sofrer com problemas físicos, como restrições de certos alimentos e dificuldade de deglutinação, além de desconforto trazido pela queimação.

Sem contar nos reflexos emocionais, que podem envolver os já falados estresse, depressão e ansiedade.

Se você está se perguntando o que pode provocar, saiba que a síndrome pode ter origem diversa, mas os fatores emocionais podem potencializar seu desenvolvimento.

Ela traz outros reflexos?

Esse é um ponto muito interessante e que demonstra como a síndrome da ardência bucal merece um cuidado especial. Ela pode afetar e trazer outros problemas para a saúde bucal, desencadeando problemas como xerostomia, líquen plano e até mesmo perda de paladar.

Por isso é fundamental que o diagnóstico seja feito da forma mais rápida possível. Um dentista formado e devidamente capacitado consegue fazer isso com mais facilidade. Ele vai oferecer o tratamento ideal e o uso de medicamentos que diminuam o desconforto e façam com que a saúde bucal fique em dia.

Como tratar?

As formas de tratamento podem ser muito variadas, mas a principal alternativa para ser bem-sucedido nesse sentido é procurar um dentista de confiança. Ele pode oferecer a medicação certa, na dosagem correta e considerar vários aspectos.

Ainda assim, uma medida que costuma aliviar os sintomas é a hidratação constante e o consumo de vitamina B. Além disso, é aconselhável que o paciente controle o consumo de álcool e fumo, pois elas podem piorar a situação. A alimentação também tem um papel muito importante, então é fundamental restringir o consumo de alimentos condimentados e de alto teor ácido.

Em casos mais graves, os pacientes podem optar ainda pela laserterapia e acupuntura. Ainda assim, é bom frisar que nem sempre os tratamentos são bem-sucedidos — e esse é o principal motivo de não existir um modelo padrão.

Agora que você entende o que é a Síndrome da Ardência Bucal (SAB) ficou mais fácil perceber quando sofrer com seus sintomas, não é mesmo? Não se esqueça que o diagnóstico e acompanhamento de um dentista confiável são determinantes para a cura e para manter a boca bem cuidada.

E você, quer continuar se informando sobre os cuidados com a boca? Então não perca tempo e leia nosso e-book sobre o guia estética dentária. Nos encontramos por lá!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada