Blog Saúde Bucal

No Brasil, câncer de boca é o 5º mais comum entre os homens

No Brasil, câncer de boca é o 5º mais comum entre os homens

O cigarro e o álcool além de potenciar o aparecimento de várias doenças, são os principais fatores de risco de câncer de boca- doenã agressiva que pode mutilar o rosto e matar.

No Brasil, este é o quinto tipo de câncer mais comum entre os homens.

Dados do Inca (Intituto Nacional do Câncer) estimam que, dos novos casos de cãncer de boca no país somente em 2010, 10330 foram diagnosticados em homens e 3790 em mulheres.

Os homens são as principais vitimas pois costumam fumar e beber mais. No entanto, com a mudança de hábitos, a doença também se alastra entre as mulheres. Atualmente  é o sétimo tipo de câncer mais comum entre elas. Em 2007, era o oitavo.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 43% das mortes por câncer em todo o mundo são causadas pelo consumo de tabaco, do álcool, por maus hábitos alimentares e de estilo de vida e infecções.

Segundo especialistas quem fuma tem 25 vezes mais chance de ter doenças na boca do que os que não fima, o que pode piorar com a ingestão de bebidas alcoólicas.

Isso acontece porque o tabaco e o alcoól causam alterações nas células da mucosa da boca da pele, capazes de acelerar o crescimento das células cancerígenas e aumentar as chances de lesões e tumores.

Quem deve detectar essa anormalidade é o cirurgião-dentista, após biópsia. Procure um dentista assim que notar alguma ferida, nódulo, lesão ou manchas avermelhadas, escuras ou esbranquiçadas na boca que não cicatrizam em uma semana.

A exposição ao sol sem proteção também aumenta as chances de adquirir o câncer de lábios, o carcinoma de boca mais comum entre os brasileiros.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada