Blog Saúde Bucal

Hábitos Bucais – Parte 2

Hábitos Bucais - Parte 2

Hábitos Bucais – Parte 2

Hábitos mastigatórios

O costume de morder palitos, lápis ou canetas, o próprio lábio, roer unhas cortar linha, abrir garrafas ou rasgar objetos com os dentes são hábitos que podem romper o equilíbrio entre os dentes. Devemos, portanto, observar e orientar a criança para que evite estes tipos de hábitos.

Pressão anormal por defeitos de postura ou imitação

A criança na fase de crescimento está sujeita a adquirir hábitos de postura, quer espontaneamente, quer por imitação de outras pessoas. O hábito de apoiar a mão no rosto ao ler ou estudar, dormir com travesseiro muito alto ou apoiado no pescoço podem trazer problemas na harmonia dos dentes. O ideal seria prevenir os desvios através de uma orientação às mães e às pessoas encarregadas dos cuidados iniciais dados ao recém-nascido e à criança ao longo do seu desenvolvimento. Contudo isto nem sempre é observado. Nestes casos é importante que se faça um diagnóstico criterioso, sem esquecer, inclusive, os envolvimentos emocionais que cercam a criança para os quais muito pouco poderá ser feito pelo dentista.

A orientação e o encaminhamento feito ao profissional adequado (dentista, otorrino, fono e psicólogo) são de suma importância para a resolução do problema.

Este texto foi extraído do livro: A Saúde bucal ao alcance de todos, págs. 19, 20 e 21. Autoras: Maricene Ceravolo de Melo Ferreira, Renata Mendes Orsi. Coordenador: Paschoal Laércio Armonia. Editora e livraria Santos.Colaborou com esse texto Dr. Giovanni Laurienzo CROSP 79.786.- Unidade São Bernardo- Centro.

 

 

 

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

Afinal, o que é sialorreia? Entenda aqui

Algumas doenças podem se manifestar na boca, mas ter uma origem mais profunda — no sistema nervoso, por exemplo. Por isso, é importante cuidar da saúde de todas as maneiras possíveis: com uma alimentação saudável, atividades
Saúde Bucal

Aparelho transparente? Confira essa tendência!

Um sorriso alinhado e harmônico pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Promove, inclusive, a melhora considerável da autoestima, uma vez que pode influenciar bastante na apresentação pessoal e até mesmo na

Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada