Blog Saúde Bucal

Afinal, os dentes podem voltar a entortar depois de usar aparelho?

Os dentes podem voltar a entortar depois de usar aparelho

Depois de um longo período, finalmente o seu dentista trouxe a tão esperada boa notícia: você vai deixar de usar aparelho!

Mas junto com a satisfação de exibir um sorriso bonito e todo certinho, vem o medo de que os seus dentes possam ficar tortos novamente.

Por isso, preparamos um conteúdo para tirar todas as suas dúvidas e esclarecer o que acontece depois do uso do aparelho ortodôntico. Confira!

O que acontece com os dentes quando o aparelho é retirado?

O nosso corpo é dinâmico e está sempre em movimento, respondendo aos estímulos do ambiente. Com a nossa boca e dentes não poderia ser diferente.

Por isso, quando o aparelho ortodôntico é removido, os dentes têm a tendência de acompanhar as conformações biológicas e espaciais com as quais estão mais familiarizados.

Isso significa que, depois de usar aparelho, os cuidados para evitar que os dentes retornem à sua posição inicial são imprescindíveis.

Saiba os cuidados fundamentais depois de usar aparelho

Dentre esses cuidados, o principal deles é a contenção, que será recomendada pelo seu dentista de acordo com as necessidades do seu tratamento odontológico.

Ela pode ser fixa ou móvel e deverá ser usada por até 1½ ano, dando continuidade ao tratamento ortodôntico.

Por isso, os dentistas concordam que a fase de contenção é uma das mais importantes de todo o processo, pois sem esse procedimento os dentes voltariam para a posição inicial em questão de poucos anos.

Mesmo com o uso da contenção, algumas pessoas se perguntam se é preciso ter mais algum cuidado especial depois de usar aparelho. A resposta para essa pergunta é sim!

O que pode me fazer voltar a usar aparelho?

Usar corretamente a contenção, seguindo todas as orientações do seu dentista, é fundamental para dar continuidade ao seu tratamento ortodôntico e evitar o deslocamento excessivo dos dentes com a retirada do aparelho.

Porém, alguns hábitos podem favorecer a movimentação dos dentes, mesmo que você use a contenção corretamente.

Um desses hábitos é a mania de roer unhas. Além de ser pouco higiênico e possibilitar a contaminação por micro-organismos, roer as unhas provoca movimentos inadequados em toda a arcada dentária.

O bruxismo e a respiração feita pela boca também podem causar a necessidade de voltar a usar aparelho. Esses problemas exigem atendimento especializado, uma vez que o bruxismo tem relação com nível de estresse acumulado, além de outras questões emocionais que influenciam a saúde bucal.

Além disso, manter a rotina de higiene bucal também é muito importante. É por meio dos cuidados diários com a escovação e o uso do fio dental que você será capaz de prevenir cáries e perceber qualquer alteração no posicionamento dos seus dentes.

Quando isso acontecer, procure o seu dentista o mais rápido possível, para que ele possa avaliar a situação e fazer os procedimentos adequados. Dessa maneira, você continuará a exibir um lindo sorriso, sem precisar voltar a usar aparelho.

Quer saber mais sobre os cuidados importantes em saúde bucal? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo exclusivo, preparado especialmente para ajudar você a manter os dentes fortes e saudáveis.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada