Informações e resoluções sobre o Aparelho Móvel
Uma dúvida muito comum entre, principalmente, os pais de crianças é saber em que momento os filhos devem fazer uso do aparelho móvel.
Para obter essa resposta, é imprescindível que se consulte o dentista. Porém, há situações que precisam ser analisadas, bem como alguns sintomas que fazem a indicação de problemas. São eles:
- a arcada central superior e a arcada central inferior em desalinhamento;
- o afastamento dos dentes de leite, uns entre os outros;
- dentes específicos crescendo um sobre o outro;
- tempo excessivo em que a criança permanece com a boca aberta;
- a alimentação incorreta da criança;
- a criança que tem o hábito de chupar o dedo e chupeta
Diante desses sintomas, o que mais se indica é buscar o auxílio de ortodontistas com especialização, que farão a análise do cenário e definirão a melhor recomendação da utilização dos aparelhos que podem ser fixos ou removíveis.
Outro questionamento corriqueiro é sobre a duração do tratamento com o aparelho móvel.
Neste caso, o tempo tem variação conforme a recomendação do acessório. Se a funcionalidade do aparelho for como contenção, é possível que leve entre seis e doze meses, com recomendação da utilização contínua por algum tempo e posteriormente apenas o uso à noite. Geralmente o prazo estipulado para casos mais comuns, corresponde a um ano.
Já em situação de acessórios para crianças, a duração pode depender do tratamento. De modo geral, há a divisão em três etapas, com início da utilização do aparelho funcional por 180 dias, até que ela troque toda a arcada dentária de leite, e por conseguinte uma etapa com o uso de aparelho fixo para que se alinhe os dentes efetivos. Depois de tal procedimento, é solicitado o uso da contenção.
É importante ressaltar que tudo depende da avaliação de cada cenário, sendo que determinadas crianças não fazem a utilização do acessório fixo, após tratar a condição com aparelho funcional.
Uma dúvida comumente apresentada nos consultórios é a respeito da recomendação do aparelho funcional e se tal acessório é utilizado somente por crianças.
De modo geral, a indicação é feita para crianças – entre os seis até os doze anos de idade – visto que nesta etapa, há o desencadeamento de diversos problemas. Contudo, determinadas vezes, a sua utilidade também pode ter recomendação para pessoas adultas.
Porém, é relevante dizer que tal categoria de tratamento pode ser mais tardia e, portanto, não tem muita utilidade para adultos, visto que para estes, o aparelho fixo traz a capacidade de resultados mais céleres.
Dicas fundamentais para utilizar o Aparelho Móvel
Todos os aparelhos móveis se destacam pela sua flexibilidade em ter a remoção a qualquer instante. Quando ele é retirado para que se possa se alimentar, diversas pessoas creem de forma equivocada, que tal elemento não requer cuidados específicos.
É importante ressaltar que a limpeza correta é imprescindível e, precisa ser realizada sempre que tal elemento sair da boca.
Higienizações devem ser delicadas, como já mencionado anteriormente, assim como manter o cuidado em guardar o acessório na caixinha suporte.
Há ainda a possibilidade do uso de aparelhos dentários diferenciados, com recomendação específica do dentista em relação ao caso do paciente:
- aparelhagem funcional da mandíbula ou maxilar: recomendados para a restauração da funcionalidade e estética bucal, agindo frente ao desenvolvimento do osso e em disfunção presente;
- placas de movimentos ortodônticos: que observam a promoção de movimentos dos dentes,bem como os acessórios fixos.
Não deixe de usar o Aparelho Móvel por tempos prolongados
Há muita gente que, ao fazer a remoção do aparelho – que é móvel – para se alimentar, escovar os dentes, ou quaisquer razões necessárias, acaba esquecendo de devolvê-lo à boca. Ou ainda, justamente pelo seu caráter móvel, muitos acabam retirando-o da boca diversas vezes ao dia, o que também não é indicado.
É importante lembrar que o aparelho móvel tem ação mais lenta do que os aparelhos fixos convencionais e, por essa razão, o seu uso deve ser correto, evitando tirá-lo da região bucal ao máximo possível. Quanto mais tempo na boca, mais eficaz será o resultado, além de reduzir o tempo com o aparelho.
Se as informações foram úteis, confira outros detalhes disponíveis pelo site. Não esqueça de visitar o seu dentista de seis em seis meses, para limpezas e manutenção da saúde dental.