Clareamento dental

Clínico Geral para atendimento de procedimentos odontológicos

Clareamento dental

De acordo com os estudos relacionados ao mercado estético, a população brasileira é uma das mais vaidosas do mundo inteiro, é o que comprova o ranking de procedimentos estéticos, como cirurgias plásticas, realizado anualmente e que traz o Brasil e EUA nas primeiras posições. E isso não é diferente quando o assunto é clareamento dental.

.

Clareamento dental

Clareamento dental: por quê?

O cuidado e atenção com a imagem incluem a estética da boca e dos dentes, a busca por dentes brancos tem aumentado consideravelmente. Ainda que não existam estudos formais em relação ao tema, é irrefutável o crescimento considerável da busca por clareamento dental.

 

Um sorriso que demonstre harmonia, a partir de dentes brancos e bem alinhados, tornou-se o objetivo de muitas pessoas, alterando de forma radical a questão prioritária passada, que se restringia somente cuidado da saúde oral.

 

Vale ressaltar que embora aparentemente o clareamento seja um procedimento simples, este não trata-se apenas de um critério estético e requer muito cuidado.

 

O auxílio e recomendação de cirurgiões-dentistas é extremamente importante para o processo. Apenas este profissional é apto para orientar em relação a concentração adequada do elemento, o tempo de frequência, o modo correto para a aplicação do gel, por exemplo e, o nível possível para o clareamento.

 

Com o passar do tempo, os dentes começam a escurecer, em consequência do esmalte com desgaste, de modo a tornar a dentina – que é o tecido abaixo, determinante da coloração do dente – muito mais aparente. E também por ingerirmos alimentos com corantes, que acabam pigmentando os dentes.

 

A dentina acaba por se caracterizar com maior densidade, deixando os dentes em tons mais escurecidos. A ingestão contínua de café, açaí e outros alimentos e líquidos que são compostos por quantitativos grandes de corantes artificiais e naturais, fazem a interferência em relação a pigmentação dental.

 

É também possível que esse fato ocorra a partir de condições genéticas e por conta da má higienização. Assim como a utilização do tabaco e determinados remédios podem ser influenciadores desse teor escuro dos dentes.

 

COMO FUNCIONA?

 

O procedimento para clarear os dentes acontece através de elementos químicos que são destacados como peróxido de hidrogênio ou de carbamida. Hoje, há duas tipologias de clareamento, sendo que ambas devem ser realizadas de maneira supervisionada, a partir de um dentista. São elas: o clareamento caseiro e o outro feito em consultório. Existe ainda a técnica mista que faz clareamento de consultório e caseiro simultaneamente).

 

CLAREAMENTO DE CONSULTÓRIO

 

Quanto ao do consultório, o manejo é realizado de forma exclusiva pelo dentista, que faz uso de elementos como o peróxido de hidrogênio, que se destaca por ter uma potência 3x maior que o peróxido de carbamida usado em técnicas caseiras com ou sem o laser ou a ativação da luz.

 

É possível notar a diferença entre uma e duas primeiras seções do clareamento, que tem duração em média de uma hora. Nessas situações, a gengiva precisa de isolamento, porque o elemento que é usado para o clareamento pode provocar irritação, nas mucosas da boca.

 

CLAREAMENTO FEITO EM CASA

 

Já, em relação ao clareamento que é feito em casa, o dentista faz a confecção de uma moldeira de acordo com a boca do paciente, fornecendo o gel com a concentração adequada para a situação e, faz o monitoramento semanal evolutivo.

 

A manutenção e o uso são realizados em casa, inclusive ao longo do sono noturno. O resultado aparece entre 3 ou 4 semanas do procedimento. Concentrações diferenciadas do peróxido de carbamida, com maior utilidade na técnica feita em casa, variam de 10% a 22%.

 

Contudo, o tom de clareamento do dente varia de paciente para paciente, porém sempre resulta em dentes mais claros do que o tom que o dente estava e isso ocorre em virtude de que o esmalte dental é caracterizado como translúcido, porém a dentina possui o seu matiz próprio, que de modo geral tem variação do tom amarelado até o alaranjado.

 

Isso denota, ao passo que o esmalte seja muito fino, maior a percepção do matiz destacado pela dentina.

 

QUEM PODE UTILIZAR O PROCEDIMENTO DE CLAREAMENTO?

 

Em relação a todo processo de alteração, o clareamento também é caracterizado por suas contraindicações. O paciente que tem muitos dentes com restaurações – tendo em vista que o gel não tem ação sobre resinas – não alcançará ações permanentes do clareador, bem como aqueles que possuem implantes e próteses. Então, caso paciente tenha restaurações nos dentes anteriores, ele pode sim fazer o clareamento, porém, a parte que tiver as resinas não irão clarear.

 

O processo também não é indicado para aqueles que estão em tratamentos sistêmicos ou ainda debilitantes. Também, não é recomendado o clareamento para as pessoas menores de 18 anos ou grávidas.

Em situações daqueles que possuem muitas manchas provocadas pela utilização de antibiótico tetraciclina, fluorose nos dentes, hipoplasia dentinária, são pensadas estratégias em combinação, conforme  determinação do cirurgião-dentista.

 

Os dentes sensíveis também representam riscos, que acontecem em virtude do elemento utilizado ser muito agressivo ao longo do tratamento. De modo geral, essa característica de sensibilidade tem duração entre duas semanas a 30 dias, podendo utilizar cremes dentais específicos que diminuem essa sensibilidade.

 

A partir do clareamento caseiro, que disponibiliza um gel de teor menos agressivo, as situações de sensibilidade têm menor frequência. Para que se evite o desconforto, o dentista pode utilizar aplicações anteriores e posteriores ao processo de um gel que age de forma a dessensibilizar, auxiliando a remineralização de esmalte.

 

QUAIS SÃO AS CATEGORIAS DE CLAREAMENTO DENTAL?

 

CLAREAMENTO DENTAL A LASER

 

O protocolo de clareamento dental a laser promove a utilização controlada e cuidadosa de um gel, que pode ser de peróxido de hidrogênio com concentração relativamente alta, com aplicação dental pelo cirurgião-dentista, após as gengivas passarem pelo processo de isolamento.

 

De modo geral, o peróxido fica sobre os dentes em tempos de 15 a 20 minutos, destacando a soma de 1h, no máximo. Aqueles que têm coloração mais resistente, podem ter de retornar para outras sessões adicionais do clareamento dos dentes.

 

VANTAGENS

 

  • Melhoria estética;
  • Sensação de rejuvenescimento;
  • Melhora da autoestima e confiança.

 

CLAREAMENTO DENTAL INTERNO

 

Usa-se a técnica de clareamento interno, à medida que se queira fazer o clareamento dental daqueles que tiveram que tratar canais. Este procedimento é caracterizado pelo clareamento dos dentes por dentro.

 

O procedimento de tratamento de canais pode causar manchas nos dentes em virtude dos elementos utilizados para obturar o canal. O sangue presente na câmara pulpar e remédios, usados ao longo do tratamento podem também ser os causadores do escurecimento.

 

Ao optar pelo clareamento interno é relevante saber que, os dentes em questão não se tornaram brancos de forma perfeita, como os outros. É importante dizer que o clareamento interno trata-se de uma estratégia de muita imprevisibilidade.

 

O escurecimento dental interno ocorre por diversas razões, como traumatismos, medicação dentro do canal, derramamento de sangue na estrutura interna dos dentes, entre outras causas. Esse procedimento é específico para esses casos.

 

VANTAGENS

 

  • Melhoria estética;
  • Sensação de rejuvenescimento;
  • Melhora da autoestima e confiança.

 

CLAREAMENTO CASEIRO

 

O elemento essencial no gel para clarear os dentes é o peróxido de carbamida. Trata-se de um agente clareador que é comum em produtos dentais. Este elemento, ao ter aplicação dental, transforma-se em peróxido de hidrogênio acrescido de uréia.

 

O H2O2 proporciona o branqueamento dos dentes manchados ou descoloridos. Ele faz a alteração ou a quebra estrutural química a fim de que não tenham mais a descoloração.

 

O peróxido de hidrogênio tem reconhecimento pela “American Dental Association” para a remoção de descolorações profundas dentárias e superfícies manchadas.

 

O peróxido de carbamida é caracterizado como um clareador que age de forma lenta no gel utilizado para clarear os dentes. Este, costuma ser fornecido para uso doméstico. É realizado o molde dos dentes em primeira consulta para o clareamento caseiro.
A partir da segunda, recebe-se as moldeiras para o clareamento acompanhada do gel. Em relação aos tratamentos caseiros, é preferível que o gel seja composto por 10% de peróxido de carbamida. O elemento faz sua decomposição em 3,5% do elemento de peróxido de hidrogênio.

 

Este é o clareamento caseiro, uma das formas mais utilizadas para se fazer um branqueamento dentário, pois oferece a possibilidade de realizar o clareamento no conforto da sua casa.

 

VANTAGENS

 

  • Melhoria estética;
  • Sensação de rejuvenescimento;
  • Melhora da autoestima e confiança.
  • Menos sensibilidade

 

Para tanto, os géis de clareamento dos dentes conseguem fazer a eliminação de manchas de maneira efetiva, porém não é o mesmo resultado obtido por todos. A Academia Americana de Odontologia Pediátrica ressalta que os familiares devem aguardar até que todos os dentes efetivos da frente surjam, antes de fazer o clareamento.

 

A razão disso é que, os dentes novos adultos são caracterizados por uma coloração diferenciada dos dentes que ganham o branqueamento. Ainda, os cirurgiões-dentistas preferem analisar os pacientes previamente ao uso de géis clareadores.

 

Os dentes que são compostos por muitas manchas escurecidas, restaurações ou coroas podem não gerar resultados muito positivos. Contudo, conhecer os elementos que fazem parte do gel para clareamento dos dentes, precisa promover uma certa tranquilidade a você e sua família.

 

Tenha em mente todas as dicas mencionadas e consulte o seu dentista para o melhor tratamento de clareamento dental, antes de iniciar qualquer procedimento.

Agende a sua avaliação
Ou agende pelo telefone 0800 601 1520

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Assine nossa newsletter

e receba conteúdos exclusivos.

Blog Saúde Bucal