Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

8 características de uma franquia odontológica de sucesso


franquia odontológica de sucesso

Quem busca empreender encontra no modelo de franquias uma solução sob medida para começar o próprio negócio. Atualmente, existem vários tipos desse sistema, inclusive para a área odontológica.

Assim, dentistas que desejam ter mais independência e abrir um espaço ou uma clínica própria, porém não se sentem muito confiantes quando o assunto é gestão, podem contar com o respaldo e a segurança que um modelo de franquia oferece para expandir seu negócio.

Entretanto, o futuro franqueado precisa avaliar as alternativas disponíveis no mercado e procurar uma marca que se aproxime do seu propósito e valores pessoais, tentando reconhecer, diante de tantas opções, uma potencial franquia de sucesso.

Se você sonha em empreender, confira 8 características que uma franquia de sucesso no ramo da odontologia deve ter e veja como escolher a franquia que lhe ajudará a conquistar seus objetivos e alavancar sua carreira!

1. Possui um modelo de negócios comprovado

Desenhar um negócio do zero envolve uma série de etapas e é uma tarefa um tanto desafiadora para quem não possui muita experiência.

Uma franquia estabelecida oferece um modelo de negócios pronto que já foi testado e comprovado na prática em diversas unidades, o que confirma que os produtos ou serviços vendidos e as técnicas de funcionamento desenvolvidas pelo franqueador trazem resultados lucrativos.

2. Conta com experiência e conhecimento de mercado

Franquias de sucesso são construídas com base em muita pesquisa de mercado por pessoas que possuem um alto grau de experiência no assunto.

Afinal, para que uma empresa tenha sucesso, ela não deve apenas contar com um modelo de negócios bem estruturado, mas também estar atenta às novidades e tendências do ramo da odontologia e acompanhar de perto os seus competidores.

Franquias de sucesso buscam sempre desenvolver e melhorar seu modelo de negócios, com foco na qualidade dos serviços. Assim, conseguem fortalecer sua marca e ganhar reconhecimento no mercado.

3. Tem processos bem definidos

Um dentista que investe em uma franquia odontológica e, por ventura, não tem muita intimidade com sistemas de administração, precisa encontrar um modelo que ofereça processos bem definidos para gerenciar e conduzir sua clínica da melhor forma possível.

Se esse é seu caso, procure por uma franquia que ofereça suporte nesse sentido e conte com materiais como guias e manuais com os procedimentos operacionais que fazem parte da rotina do negócio. O ideal é que o franqueado se sinta seguro e tenha o apoio necessário para gerenciar sua clínica com sucesso e atender melhor sua clientela.

Além disso, é uma boa ideia priorizar um franqueador que atualize e melhore processos constantemente, além de oferecer treinamentos para os franqueados a fim de ajudá-los a manter o padrão de qualidade.

4. Busca parceiros

Franquias odontológicas de sucesso estão empenhadas em criar uma marca sólida e um empreendimento promissor, portanto, elas veem franqueados como parceiros de negócio e não somente como investidores.

Para que o negócio seja sustentável, o franqueador precisa oferecer apoio e direcionamento para os franqueados e pensar que, se conta com franqueados satisfeitos e motivados, todos saem ganhando e a marca consequentemente ganha mais relevância.

5. Oferece um bom suporte ao franqueado

Como já falamos aqui, um franqueado adquire um modelo já estruturado, porém, como ele não participou da criação do mesmo, precisa de apoio para tocar seu negócio.


Quero ser franqueado


Além de guiar seus franqueados para fazer uma gestão de processos eficaz, uma franquia de sucesso disponibiliza também consultoria e capacitação para outras áreas como marketing, finanças, gerenciamento de estoque, treinamento de equipes e comunicação da marca, por exemplo.

Franquias odontológicas que investem em tecnologia e oferecem ferramentas exclusivas como call centers e softwares de gestão que otimizam processos, como possibilitar o agendamento online, apresentam diferenciais que contribuem para a construção de uma clínica de sucesso.

6. Estabelece uma comunicação eficiente e transparente

Um bom franqueador deve estabelecer canais de integração claros e variados e se manter sempre acessível para que o franqueado possa tirar dúvidas e destrinchar assuntos que sejam relacionados ao desenvolvimento de sua unidade sempre que sentir necessidade.

Outro ponto importante de uma franquia de sucesso é buscar estabelecer um relacionamento a longo prazo com seus franqueados e, para isso, investir em uma comunicação transparente e honesta. Todo empreendimento envolve também momentos desafiadores.

Assim, franqueadores precisam manter um canal de debate aberto e discutir não só os benefícios, mas abordar também as dificuldades e como enfrentá-las. Desta forma, o franqueado percebe que existe uma relação de franqueza e respaldo, sentindo mais confiança para dar esse passo e empreender.

7. Seleciona bem os franqueados

Boas franquias procuram por bons parceiros e, assim, preocupam-se na hora de aprovar a entrada de novos franqueados. Uma unidade que não apresenta um bom desempenho por conta da postura do franqueado reflete em toda a marca e na visão que o público tem dela.

Sendo assim, observe se a rede na qual você está interessado faz uma avaliação completa do seu perfil, aplica testes ou realiza entrevistas. Isso é sinal de que eles têm esse mesmo cuidado na hora de selecionar seus colegas parceiros, portanto, preocupam-se em criar uma rede de unidades gerenciadas por excelentes profissionais.

8. Apresenta uma rede de franqueados satisfeitos

Na hora de escolher uma franquia, nada melhor que encontrar boas avaliações e recomendações de outros franqueados para sentir que está fazendo um bom negócio. Assim, procure por relatos de dentistas que tenham investido na rede na qual você se interessa e avalie se o que está sendo dito corresponde às suas expectativas.

Além disso, para ter franqueados cada vez mais envolvidos e motivados, boas franquias os valorizam e escutam, uma vez que o feedback deles sobre o dia a dia das unidades, da região e do fluxo de pacientes é muito valioso para manutenção e aperfeiçoamento de toda a rede.

Franquias de sucesso sabem que tem muito a ganhar com a participação e contribuição dos franqueados. Desta forma, conseguem tomar decisões mais acertadas e pensar em novos produtos, serviços e ações mais relevantes, favorecendo o crescimento e consolidação da marca.

O modelo de franquias oferece para muitos dentistas a oportunidade de realizar o sonho de ter uma clínica e, ao mesmo tempo, contar com o respaldo para ter um negócio estruturado e sustentável.

Assim, para concretizar seus objetivos, é importante ficar atento a essas características para encontrar a franquia de sucesso que permitirá que você realize seu projeto de vida!

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais alguma coisa sobre franquias odontológicas? Conte para a gente nos comentários!



Postado em 13/02/2017.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin