Retração da gengiva: quais são as suas causas e como evitá-la | Sorridents - Clínicas Odontológicas
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Retração da gengiva: quais são as suas causas e como evitá-la


Retração da gengiva

A retração da gengiva é a exposição da raiz do dente, situação que acarreta diversos problemas à saúde bucal. Esse deslocamento pode acontecer tanto em pessoas com bons hábitos de higiene quanto com as que não cuidam direito do sorriso. Neste artigo você descobrirá quais as maiores causas da retração e o que deve fazer para prevenir esse desconforto.

O que é a retração da gengiva?

Escovar os dentes friccionando exageradamente a escova com cerdas duras, por exemplo, pode machucar a gengiva e por consequência provocar inflamações. Uma vez que a gengiva fica ferida, o local está propenso a acumular mais sujeiras, dando origem a placas bacterianas e tártaros.

Quando a raiz do dente fica exposta, há um aumento da sensibilidade e, a partir daí, cada vez que ingerimos algo frio ou quente, quando mastigamos ou até mesmo no momento da escovação, sentimos dor.

Além de ficar com os dentes sensíveis, devido ao desgaste do tecido que cobre a raiz, a retração da gengiva provoca mau hálito, inchaço e, em alguns casos, o amolecimento dos dentes. Por isso que, quanto mais cedo descobrir o problema, menos doloroso será o tratamento.

Quais são as causas da retração da gengiva?

A retração gengival pode ter origem devido ao mau posicionamento dos dentes, às restaurações e às movimentações provocadas por aparelhos ortodônticos. Conheça algumas causas:

Má oclusão

Quando há excesso de força nos dentes ocasionada pelo uso de aparelhos de correção, implantes dentários, clareamento ou procedimentos odontológicos mal executados, o paciente pode desenvolver retração da gengiva.

Escovação

Cerdas duras ajudam a afastar o tecido da gengiva e deixar a raiz à mostra. Isso acontece porque esse tipo de escova provoca forte fricção. Escovas com cerdas macias também podem motivar a retração, já que algumas pessoas colocam força nas mãos com receio de que, em função da maciez, a escova não limpe os dentes corretamente.

Gengivas inflamadas

A inflamação é causada pela presença de placa bacteriana ou tártaros, micro-organismos que se alimentam dos restos de comidas e soltam substâncias que irritam a gengiva.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Qualquer infecção na gengiva pode causar retração se não for tratada. Por isso, ao menor sinal de sensibilidade, procure orientação médica.

Bruxismo

Conhecido como o ranger dos dentes no meio da noite, o bruxismo também é uma das causas da retração gengival, além de estar ligado a dores da mandíbula e dentes trincados. A tensão emocional é um dos fatores que ocasiona o problema. Relate ao médico os sintomas e, com o tratamento adequado, será possível reduzir o ranger, as dores e o descolamento da gengiva.

Qual é o tratamento para retração da gengiva?

Inicialmente, a melhor forma para tratar a retração é com uma reeducação na escovação. Em alguns casos, a forma de escovar os dentes está errada. Opte por escovas de cerdas macias e não use muita força para escová-los!

Se o seu problema são restaurações mal feitas, procure um dentista para arrumá-las. Para os dentes desalinhados, um ajuste ortodôntico pode ser a solução.

Em casos mais extremos, nos quais a gengiva está muito desgastada, a intervenção cirúrgica — extração de uma parte da gengiva do paciente para cobrir a área retraída —pode melhorar os aspectos estéticos e de saúde.

A melhor forma para prevenir doenças bucais é investindo na escovação e em visitas regulares ao dentista, pelo menos a cada seis meses.

Manter uma boa alimentação, à base de frutas e verduras, evitar o consumo em excesso de alimentos processados e carboidratos (que contribuam para o acúmulo de placa), além de ingerir muita água para manter as mucosas da boca hidratadas e limpas, é essencial para livrar-se da retração da gengiva.

Quer mais dicas para manter a sua saúde bucal em dia? Assine nossa newsletter e aprenda a cuidar melhor do seu sorriso!

Postado em 12/12/2016.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter