Blog Saúde Bucal

Quantas vezes ao dia devo escovar os dentes?

Quantas vezes ao dia devo escovar os dentes?

Perguntas sobre o número de escovações diárias recomendadas são muito comuns dentro do universo da odontologia, e variadas são as respostas: escovar 3 vezes por dia; escovar pelo menos antes de dormir; escovar após as refeições. Mas, qual será a melhor opção para se seguir? Qual é a frequência ideal para se escovar os dentes?

Se quiser descobrir a resposta para essas perguntas, acompanhe o post que preparamos!

Importância da escovação

Antes de conseguirmos entender qual é a melhor frequência para a escovação, é importante compreendermos a sua real importância. A escovação é realizada com o objetivo de remover os restos alimentares que ficam aderidos na superfície da boca e dos dentes após as refeições.

Essa sujeira, quando não é removida por algum tempo, forma placas, que se negligenciadas desenvolverão problemas mais sérios, como a cárie e o tártaro. Por isso, é tão importante realizar a escovação após as refeições.

O problema fica ainda maior durante a noite, já que quando dormimos a quantidade de saliva produzida pela boca reduz bastante.

Essa quantidade afeta na proteção dos dentes porque a saliva tem propriedades que auxiliam nessa defesa, portanto quando há menos saliva os dentes ficam mais expostos a problemas. Assim, também é possível perceber que escovar os dentes antes de dormir é uma boa rotina a se estabelecer.

Frequência ideal para se escovar os dentes

A frequência de escovação de 3 vezes ao dia é a mais conhecida e também a mais recomendada pelos dentistas. Entretanto, essa decisão sobre o número de escovações necessárias é algo pessoal e que pode variar de acordo com os hábitos e dieta do paciente.

Na verdade, como a placa bacteriana demora pelo menos 24 horas para maturar, é possível manter uma boca saudável escovando os dentes somente uma vez por dia. O problema é que é complicado com uma única escovação atingir 100% da área dos dentes.

Sendo assim, a escolha pelo número 3 é para justamente aumentar as chances de você conseguir alcançar todos os cantos da sua boca durante a escovação, isso sempre contando com o auxílio do fio dental e enxaguante bucal.

Desse número, reserve 2 vezes para após as refeições principais e 1 para antes de dormir. Dessa forma, certamente sua boca ficará higienizada e saudável.

Outras dicas importantes

Como podemos perceber não há nada mágico no número 3. Você pode eventualmente sentir a necessidade de realizar mais do que 3 escovações no dia. Por exemplo, quando comer doces nos intervalos das refeições.

Não há problemas em exceder o número comum de escovações diárias, desde que isso seja feito da forma correta e sem pressa. De nada adianta escovar os dentes 7 vezes por dia, se todas forem às pressas. Vale mais diminuir a quantidade de escovações e aumentar na qualidade, lembrando que uma boa escovação dura em média de 2 a 3 minutos.

Agora que você já sabe tudo sobre a frequência ideal para se escovar os dentes, aproveite e confira mais um de nossos posts: 3 razões para trocar a escova de dentes com frequência!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada