Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Diastema: precisa ou não de tratamento?


Diastema

Um sorriso saudável e bonito é um dos principais cartões de visita de qualquer pessoa. Porém, o conceito de beleza é algo subjetivo e não há como determinar um padrão quando o assunto é beleza dental. Isso porque, se para alguns um sorriso perfeito é sinônimo de dentes milimetricamente alinhados, outros apostam naquele charme a mais proporcionado pelo diastema.

Diastema é o espaço extra entre os dentes, mais comum e perceptível entre os dentes frontais superiores. Uma das principais dúvidas sobre diastemas é sobre a necessidade ou não de tratamento. O problema é só estético ou é uma questão de saúde bucal?

Diastema: quando surge e qual é a melhor idade para corrigir?

A primeira coisa a saber é que não há como prever ou evitar o diastema, pois há diversas razões para seu surgimento. Crianças em fase de troca de dentes, por exemplo, costumam apresentar espaços na arcada dentária, uma vez que a troca dos dentes de leite pelos permanentes pode acontecer de maneira irregular. A boa notícia é que os diastemas surgidos nesse período costumam desaparecer naturalmente.

Crianças que fazem uso de chupetas ou que costumam chupar o dedo polegar também podem apresentar separações nos dentes. É importante que os pais fiquem atentos e impeçam que tais hábitos se prolonguem por muito tempo.

Outra causa de diastema são anormalidades no freio labial – o tecido que liga o lábio à gengiva. Arcadas dentárias irregulares ou com falta de dentes também podem apresentar essas separações.

E quando iniciar o tratamento? O melhor é esperar que a arcada dentária esteja completa, a não ser que haja problemas de dicção ou a incidência de cáries.

Apenas uma avaliação clínica poderá indicar se o tratamento é mesmo necessário e qual é o melhor momento para iniciá-lo.

Quando tratar é essencial e quando é questão de estética?

Na maioria dos casos o diastema nos dentes frontais não apresenta qualquer transtorno e nem compromete a saúde bucal. Nesses casos corrigir tal falha é um critério que envolve muito mais a estética do sorriso do que a saúde.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Porém, se fisicamente o diastema nos dentes frontais não causa danos, muitas vezes a correção envolve questões de cunho psicológico. Muitos jovens e adolescentes sofrem bullying, o que compromete a sua autoestima e seu convívio social.

Por outro lado, o diastema nos dentes posteriores, responsáveis pela mastigação dos alimentos, pode causar problemas. Isso porque essas separações servem de depósito para restos de alimentos, provocando doenças bucais. A falta de uma higienização correta, com escovação frequente e fio dental, pode facilitar o surgimento de cáries, inflamações nas gengivas e até perda de dentes, em casos extremos, prejudicando a saúde bucal.

Quais são os tratamentos disponíveis?

Ortodontia: o mais comum é o tratamento ortodôntico que envolve o uso de aparelho ortodôntico que pode ser realizado tanto em crianças quanto em adultos. O tempo para a correção varia de caso para caso e só pode ser calculado pelo ortodontista responsável pelo tratamento.

Restauração: uma maneira rápida e eficaz de corrigir o diastema é através de restaurações de resina ou porcelana. Na primeira opção, depois de apenas uma sessão no consultório o paciente já sai com um sorriso novo. Já se a opção for o uso de porcelana o procedimento pode exigir duas ou três sessões para ser concluído. Em ambos os casos é necessário desgastar os dentes.

Cirurgia: em casos extremos, a indicação pode ser a substituição dos dentes por implantes dentários. Essa opção também é válida quando a arcada já apresenta ausência de um ou mais dentes.

Converse com seu dentista para escolher a melhor opção para o seu caso. Muitas vezes, um sorriso com diastema pode ser um diferencial charmoso em seu rosto. Basta observar celebridades como Madonna e o galã Johnny Depp, que não deixam de ser atraentes por apresentar um sorriso com diastema, não é? .

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Quer compartilhar sua opinião? Deixe um comentário!

Postado em 11/07/2016.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter