Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Como limpar a escova de dentes?


Como limpar a escova de dentes?

Você já deve saber da importância de escovar os dentes da maneira correta e de manter a saúde bucal. Mas, você sabia que é muito importante limpar a escova de dentes? Nos preocupamos muito com a saúde, porém, às vezes, nos esquecemos de procedimentos simples que podem ajudar bastante.

Apenas enxaguar a escova após o seu uso não é suficiente. Continue a leitura e saiba como limpar a escova de dentes, a importância da higienização correta da mesma, com que frequência ela deve ser trocada e como deve ser armazenada.

Qual a importância de limpar a escova de dentes?

Após a remoção do biofilme, uma mistura de saliva, restos alimentares e bactérias bucais, os microrganismos podem ficar retidos no meio das cerdas da escova, servindo como verdadeiros criadouros.O local em que guardamos a escova, o banheiro, também traz preocupação, pois há presença de diversas bactérias, inclusive de coliformes. Esse é mais um motivo que mostra a importância de se limpar a escova de dentes.

Com que frequência devo trocar a escova de dentes?

O ideal é substituir a escova a cada 3 meses, assim é possível evitar o acúmulo de bactérias, manter a segurança microbiológica e as propriedades de limpeza da mesma. Além disso, as cerdas têm que estar em boas condições. É importante lembrar que a escova ideal deve ter um design simples, sem irregularidades, a fim de dificultar a fixação e a proliferação de microrganismos.

Como a escova de dentes deve ser armazenada?

A escova deve ser mantida em um copo ou em suporte, dentro do armário do banheiro, com o corpo para baixo e as cerdas para cima. Não é indicado o contato com outras escovas, pois isso pode causar a transferência de bactérias de uma pessoa para outra.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


A menos que a escova seja embebida periodicamente em solução antisséptica, ela não deve ser coberta com nenhum objeto, nem mesmo tampas plásticas. A umidade e o abafamento podem levar ao crescimento de fungos ou estimular a proliferação de microrganismos.

De que maneira a escova de dentes deve ser higienizada?

Antes do uso é indicado borrifar uma solução de gluconato de clorexidina a 0,12% nas cerdas, pois a mesma age contra os microrganismos. Essa solução pode ser adquirida em farmácias de manipulação, mas existem alguns enxaguantes bucais com esse princípio ativo que podem ser encontrados em farmácias convencionais.

É importante consultar o seu dentista e não utilizar esses produtos para outro fim que não sejam a limpeza da escova de dentes, sem o consentimento e a prescrição desse profissional.

Lembre-se de enxaguar bem a escova antes de colocar a quantidade necessária de pasta de dentes para a escovação.  Após o uso, bata o cabo na borda da pia e seque as cerdas com papel toalha ou papel descartável, a fim de diminuir a umidade. Utilizar toalhas ou panos para enxugar pode deixar resíduos na escova.

Gostou das nossas dicas de como limpar a escova de dentes? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Postado em 26/05/2017.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter