Blog Saúde Bucal

Como cuidar da gengiva? Conheça o passo a passo

Como cuidar da gengiva

Se você é o tipo de pessoa preocupada com a saúde bucal, sabe que isso vai muito além dos dentes, certo? Você também precisa saber como cuidar da gengiva — um ponto que merece atenção.

Ainda assim, muitas pessoas não sabem que medidas adotar, já que ainda existe pouca informação sobre o assunto. Pensando nisso, criamos uma postagem que vai ajudar você com um passo a passo importante. Vamos lá?

Saiba escovar os dentes

Esse é um ponto muito importante, pois a escovação é uma parte significativa quando o assunto saber como cuidar da gengiva. É muito importante saber escovar da maneira certa.

O ideal é que as cerdas puxem qualquer impureza mais profunda, pois assim elas não ficam acumuladas na região da gengiva depois que os dentes foram higienizados.

Para isso, é importante que as cerdas sejam macias ou médias, pois as que têm um perfil mais duro podem acabar ferindo a região.

Use o fio dental com frequência

O fio dental tem um papel mais importante que a maioria das pessoas imagina. Quando usado da forma correta, ele tem o papel de limpar as paredes dos dentes e, quando vão até a gengiva, é o responsável por retirar toda a qualquer resto de alimento que tenha se alojado ali.

Como você deve imaginar, isso é crucial para manter a boca saudável. E tem mais: a medida pode livrar você de muitas infecções e da tão temida periodontite (a inflamação das gengivas).

Não faça uso da força

A gengiva é uma região mais sensível e, por isso, merece ser tratada com delicadeza. Se você escova os dentes ou passa o fio dental com força pode acabar ferindo a região, provocando sangramento e outros tipos de desconfortos. Então, tenha cuidado com a força que vai usar e mantenha sua gengiva bem-cuidada!

Adote o creme dental certo

Você sabia que você pode optar por um creme dental que traga resultados melhores para a saúde das gengivas? É isso mesmo: são modelos específicos para combater a placa bacteriana e, de quebra, ainda fortalecer a gengiva.

Para não deixar de usufruir de todos os benefícios que ele pode trazer, procure por opções como essas nas farmácias e supermercados e faça com que sua gengiva fique mais protegida!

Conte com a ajuda dos alimentos certos

Uma dieta equilibrada ajuda a manter os dentes e gengivas saudáveis também. A maçã é um ótimo exemplo de alimento, pois ajuda a limpar os dentes e eliminar a placa bacteriana.

Se você não sabe que alimentos adotar, aproveite e converse com seu dentista sobre outras opções para o seu dia a dia. Assim você garante uma dieta ainda mais equilibrada e desfruta dos benefícios para a gengiva.

Procure um dentista regularmente

Não tem como fugir: as visitas preventivas ao dentista ainda são a melhor maneira de prevenir desgastes na boca e, como consequência, cuidar das gengivas também.

Um profissional capacitado pode (e deve) fazer a limpeza de tempos em tempos e realizar ainda a aplicação de flúor. Essas medidas reduzem consideravelmente a chance de problemas nas gengivas também.

Agora que você já sabe como cuidar da gengiva, não deixe de colocar esses pontos em prática e fazer com que elas estejam sempre bonitas e saudáveis! E não se esqueça: a prevenção é sempre o melhor caminho!

Para continuar se informando sobre o assunto, entenda agora o que é a retração da gengiva e como evitá-la. Nos encontramos por lá!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada