Blog Saúde Bucal

Clareamento endógeno: o que é e em quais situações é indicado

clareamento endogeno

Você já ouviu falar sobre o clareamento endógeno? Também conhecido como clareamento interno, esse é um procedimento que, assim como o próprio nome já diz, deixa os deixes mais claros. Ou seja, em sua coloração natural, livre de tons amarelados, acinzentados e de manchas.

No entanto, ele se diferencia dos demais porque é utilizado nos casos em que há o escurecimento dental interno. Ficou interessado no assunto? Então continue lendo o post e saiba tudo sobre o tema!

Afinal, o que é o clareamento endógeno?

Considerado um método eficaz, com resultados satisfatórios e rápidos, o clareamento endógeno é um tratamento realizado para clarear os dentes de pacientes que sofrem com o escurecimento interno por causa do canal.

Ele proporciona um sorriso muito mais bonito, harmonioso. Isso também auxilia o paciente a sorrir com mais segurança, aumentando a autoestima e a confiança.

Como é feito o tratamento?

Por se tratar de um procedimento que acaba com o escurecimento dental interno, o tratamento age por meio da aplicação do peróxido de hidrogênio (o agente branqueador) na parte de dentro dos dentes.

Para isso, o primeiro passo é fazer uma abertura na parte traseira do dente que vai ser clareado. Depois, ele recebe uma proteção e, posteriormente, é aplicado o material branqueador. Existem casos em que o profissional utiliza o gel e a luz de LED para clarear, assim como é feito nos clareamentos mais tradicionais de consultórios.

Vale mencionar, ainda, que esse processo deve ser realizado até que o resultado seja satisfatório, normalmente em até três sessões. O importante é que o paciente saia da clínica satisfeito e confiante.

Em quais situações o procedimento é indicado?

Em geral, é possível dizer que o clareamento interno é indicado para pessoas que já passaram por um tratamento com canal, o que deixou os dentes do paciente em uma coloração que varia do amarelado até o acinzentado.

As razões que levam o canal a escurecer os dentes são várias, mas é possível citar algumas principais, como os traumatismos, o derramamento de sangue na parte interna, a medicação dentro do canal e a limpeza inadequada no final do procedimento em questão.

Quais são as diferenças para um clareamento caseiro?

O clareamento caseiro promove o branqueamento dos dentes em sua própria casa, normalmente através da aplicação de um gel em moldes dentários. No entanto, ele age somente na parte externa e os resultados nem sempre são satisfatórios.

Já o endógeno é realizado por especialistas e atua na parte interna, eliminando qualquer coloração que torna o dente que sofreu com o canal diferente dos demais.

Por que é um tratamento importante?

Embora não seja um procedimento obrigatório, realizá-lo é recomendado. As vantagens são visíveis, em especial nas questões estéticas, que promovem outros benefícios para o paciente, como sensação de rejuvenescimento, autoconfiança e, claro, um sorriso muito mais bonito.

É válido citar que, atualmente, se comprometer esteticamente pode prejudicar as suas relações, tanto pessoais, quanto no mercado de trabalho, além de atrapalhar a socialização.

Todo o processo deve ser realizado com um especialista de confiança. Isso é fundamental para que o resultado saia como o esperado.

Profissionais incapacitados podem causar danos na saúde bucal, como aplicar o produto de maneira que ele seja absorvido pela raiz dentária, correndo o risco de ocorrer a perda do dente.

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre o clareamento endógeno, não perca tempo e garanta um sorriso mais bonito e saudável, aumentado a qualidade de vida.

Gostou do artigo? Então conheça um pouco sobre o clareamento dental a laser. Até a próxima!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada