Blog Saúde Bucal

Aprenda como limpar a escova de dente e evitar contaminações!

como limpar a escova de dente

A higiene bucal é uma medida muito importante para a saúde da boca e do corpo como um todo. Existem diversos tipos de contaminações que podem ser contraídas ao ignorar a higiene dos dentes e da boca. Por isso, é muito importante saber como limpar a escova de dente apropriadamente.

Fique atento: só lavar com água depois da escovação não é o suficiente para livrar a escova das bactérias. Há maneiras muito mais eficazes de higienizar as escovas de dente, tanto as comuns quanto para as elétricas. Leia este texto até o fim e saiba como manter as escovas de dente limpas e melhorar a sua saúde bucal e a da sua família!

Importância da higienização

Existem mais de 900 tipos de bactérias que podem sobreviver durante um dia inteiro no meio das cerdas das escovas. E elas passam esse tempo todo esperando a primeira oportunidade de voltar para o seu ambiente mais favorável — que é a nossa boca. Por isso, é essencial usar produtos como enxaguantes bucais para a limpeza das escovas, já que eles possuem ação antimicrobiana.

Como limpar a escova de dente simples

Passo 1

Use uma embalagem comum de spray para armazenar o enxaguante bucal de sua preferência. Os dentistas recomendam aqueles que contêm a substância digluconato de clorexidina, pois estes são mais efetivos.

Passo 2

Depois da sua última escovação do dia, antes de ir dormir, borrife o enxaguante bucal nas cerdas e na cabeça das escovas. Guarde as mesmas em armários, não deixando que fiquem expostas na pia. Isso é muito importante, já que nenhum outro cômodo da casa está mais sujeito a contaminações do que o banheiro.

Passo 3

Na primeira escovação da manhã, passe água corrente na cabeça e cerdas da escova para eliminar as bactérias mortas que se acumularam por ali.

Passo 4

Depois de escovar os dentes, lave a escova novamente com bastante água. Para retirar o excesso, não use a toalha de rosto. Apenas bata o cabo da escova na pia.

Repita o processo diariamente em todas as escovas de dente da sua casa.

Como limpar a escova de dente elétrica

Passo 1

É importante limpar pelo menos a parte removível das escolas elétricas após cada escovação. Para isso, limpe com água corrente a cabeça e as cerdas da escova.

Passo 2

O processo de limpeza com enxaguante bucal é similar ao das escovas normais e deve ser feito ao menos uma vez ao dia. Dessa forma, a escova estará livre de bactérias.

Passo 3

O cabo da escova elétrica também precisa ser higienizado para retirar o pó e a sujeira que possam estar acumulados. Para isso, utilize um pano com um pouco de água e limpe com cuidado para não danificar o interior do aparelho.

Limpar a área que se encaixa na parte removível também é importante. Para isso, utilize um cotonete de ouvido.

Passo 4

Armazene sua escova elétrica em locais fechados e use uma tampa para proteger os filamentos da escova contra o pó e possíveis contaminações do ambiente.

Incentivar as crianças e manter a própria escovação em dia é essencial para a saúde bucal. Mas, mais do que isso, é preciso estar atento aos detalhes que fazem com que a higienização seja completa. Com essas dicas sobre como limpar a escova de dente, já vai ser possível melhorar e muito a saúde bucal da sua família!

Este conteúdo foi interessante para você? Então você vai gostar também do nosso post sobre Como ter um sorriso perfeito? Conheça 5 segredos dos famosos. Seus dentes brancos como na televisão!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada