Blog Saúde Bucal

A prótese fixa precisa ser trocada?

prótese fixa

Muitas pessoas não sabem que há diversas modalidades de prótese dentária, cujas indicações e cuidados variam muito. Durante as últimas décadas, elas evoluíram muito para se adequar às mais diferentes necessidades dos pacientes em relação à estética e à condição óssea e gengival.

Por essa razão, a prótese fixa tem sido muito procurada, pois ela ajuda a manter o sorriso mais natural e é mais prática, uma vez que não carece de manutenção diária.

Então, confira as dicas e recomendações para decidir em relação à prótese fixa:

Como funciona exatamente a prótese fixa?

Há basicamente dois tipos principais de próteses fixas:

  • Prótese fixa unitária, que é a restauração parcial ou total da coroa dentária.
  • Prótese parcial fixa (ou ponte fixa), que se refere à substituição total de um ou mais dentes.

A prótese parcial fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando é denominada de prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando é chamada de prótese parcial fixa (ou ponte fixa).

Ela é considerada “fixa”, pois não pode ser retirada pelo portador. Entretanto, ao contrário do que muitos acreditam, o procedimento é, sim, reversível, mas somente por profissionais habilitados, os periodontistas.

Após fixada no paciente, ele estará completamente reabilitado para suas funções normais, como comer, falar, sorrir, mastigar etc.

Em quais casos a prótese fixa é indicada?

  • Restaurar dentes que já estão muito comprometidos.
  • Aumentar a autoestima do paciente que já utiliza prótese móvel.
  • Reabilitar as funções fisiológicas e naturais, como a mastigação.
  • Restaurar os dentes tratados com canal.
  • No caso da prótese parcial, oferecer um reforço para a proteção de um dente fraturado.

A prótese fixa precisa ser trocada?

A prótese fixa não foi feita para durar pra sempre. Ela certamente oferece uma maior durabilidade e pode ocorrer de nunca ser trocada. No entanto, há algumas situações que irão demandar a troca da peça, confira:

  • Estado geral da prótese: elas necessitam exatamente do mesmo cuidado que são dispensados aos dentes. Apesar de não adquirirem cáries, elas podem escurecer, manchar, quebrar e ficar ásperas. Por isso, a limpeza e a higiene são essenciais, pois, caso contrário, as próteses podem se tornar “feias” ou disfuncionais, devendo ser trocadas;
  • Dores na região cervical e na cabeça: há alguns motivos que levam a essas dores, os dois principais são inflamação e desgaste ósseo. Nesses casos, o usuário da prótese deverá procurar o seu dentista para verificar a necessidade de trocá-la ou de realizar alguma cirurgia de adaptação;
  • Patologias orais: conforme dissemos, as próteses precisam ser bem cuidadas, caso contrário você ficará exposto a algumas moléstias, como ardência bucal, fissuras nas musosas, rachaduras e outras lesões com diferentes aspectos. Dependendo da causa e da gravidade, a prótese precisará ser trocada;
  • Perdas estéticas: pode haver várias condições ligadas à prótese. A mais comum é a retração da gengiva, que é observada em pacientes que já tiverem essa tendência. Com isso, a estética do sorriso é prejudicada e é necessária a troca da peça fixa para deixá-lo mais natural;
  • Perda da qualidade de uso: devido ao desgaste ósseo e outras condições associadas, o uso da prótese para a mastigação pode ser comprometido. Nesse caso, é provável que uma nova cirurgia seja feita para reposicionar a peça ou trocá-la.

Compreendeu um pouco melhor a dinâmica das próteses fixas? Elas são muito mais confortáveis e duradouras do que as próteses móveis, porém isso não significa que elas não precisam ser trocadas.

Está interessado em utilizar uma prótese fixa ou tem alguma dúvida em relação à sua peça? Comente aqui no nosso post!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada