Blog Saúde Bucal

6 mitos e verdades sobre nutrição e saúde bucal!

Você sabia que existe uma relação entre o que você come e a sua saúde bucal? Isso acontece porque uma alimentação equilibrada é capaz de agir beneficamente nessa região, tanto para proporcionar dentes e gengivas saudáveis quanto para garantir uma estética mais bonita e, por consequência, maior bem-estar e qualidade de vida.

Com base nisso, apresentamos nesse post quais são os mitos e as verdades sobre essa forte conexão entre os alimentos ingeridos e a saúde da região bucal. Muitas vezes, informações que são comumente difundidas podem estar equivocadas e, por isso, é preciso ir até um dentista para saber se você está agindo, ou não, adequadamente. Tem curiosidade sobre o assunto? Então continue lendo!

1. “Alimentos ricos em açúcares e amido formam cáries.”

Verdade. A ingestão em excesso de alimentos ricos em açúcares e amido (geralmente carboidratos, como arroz, massas e pães) contribuem para a formação de ácidos que atacam o esmalte dentário.

Com o esmalte desgastado e desmineralizado (processo em que há a perda de minerais essenciais, como fosfato e cálcio), os dentes ficam mais fracos e suscetíveis à formação de cáries, tornando a ida a um dentista fundamental.

Vale mencionar que, por esse motivo, o consumo desses grupos alimentares deve acontecer preferencialmente durante as refeições principais, uma vez que a produção de saliva é maior e vai ajudar a limpar os ácidos da boca. Evite consumi-los de forma isolada entre as refeições, já que podem agarrar entre os dentes e provocar ainda mais placas.

2. “A alimentação desequilibrada não causa problemas bucais, basta escovar os dentes.

Mito. Como já dissemos, existe uma forte relação entre nutrição e saúde bucal. Isso significa que, assim como qualquer outra parte do corpo humano, os dentes e a gengiva necessitam de nutrientes para se manterem saudáveis.

Com uma dieta desequilibrada, dificilmente a sua boca vai resistir a infecções, que podem gerar problemas ainda mais graves, como cáries, perdas dentárias e doenças periodontais, ou seja, doenças infecto-inflamatórias que afetam os tecidos que sustentam os dentes e a gengiva.

3. “A ingestão de alimentos saudáveis contribui para a saúde bucal.

Verdade. Para manter dentes e gengivas fortes e resistentes, o organismo precisa receber nutrientes e minerais presentes em uma dieta equilibrada, como cálcio e ferro. Por esse motivo, o consumo de alguns alimentos torna-se essencial para evitar problemas bucais.

São eles: vegetais; frutas; proteínas magras, como aves e peixes; grãos, como aveia e trigo integral; e derivados do leite, preferencialmente desnatados, como iogurtes.

4. “Alimentos industrializados não afetam a saúde dentária mais do que outros.

Mito. Além de afetar a saúde do organismo, alimentos industrializados — normalmente coloridos artificialmente e ricos em gordura, sódio e conservantes — causam manchas, desmineralizam e corroem os dentes devido à presença de ácidos, e provocam o acúmulo de açúcares entre os próprios dentes e a gengiva, gerando inflamações.

Os principais são molhos industrializados, salgadinhos, refrigerantes, sucos artificiais e guloseimas em geral, como balas, pirulitos e chicletes.

5. “Alguns alimentos podem amarelar os dentes.

Verdade. Infelizmente, existem alguns alimentos que acabam com a cor natural dos dentes, tornando-os mais amarelados. Em geral, o esmalte dentário é muito poroso e por isso absorve com facilidade tonalidades encontradas em líquidos muito pigmentados, como vinho tinto, café e chá preto, e até mesmo em alimentos com coloração intensa, como cereja, amora, mirtilo e beterraba.

6. “Utilizar bicarbonato de sódio clareia os dentes.

Mito. Há quem diga que utilizar bicarbonato de sódio durante a escovação dos dentes faz com que eles fiquem brancos. Entretanto, essa é uma substância abrasiva e que faz apenas um polimento do esmalte dentário.

É válido mencionar que, devido a essa propriedade abrasiva, pode ocorrer a corrosão da camada externa do dente, provocando sensibilidade e até mesmo infecções. Fique atento e procure um dentista de confiança para realizar procedimentos como clareamento dental.

É isso aí, agora que você já sabe quais são os mitos e as verdades sobre saúde bucal e nutrição, atente-se a isso e garanta dentes saudáveis e bonitos para você e para toda a sua família. Lembre-se de que cuidar da alimentação também é uma maneira de garantir a saúde de toda a região dentária, assim como frequentar, regularmente, o consultório de um dentista.

Gostou do artigo? Então veja como a qualidade de vida está diretamente relacionada com a saúde bucal. Até mais!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada