Blog Saúde Bucal

Saiba quais são os malefícios do álcool para a saúde da boca

quais são os malefícios do álcool para a saúde da boca

Você sabia que não são apenas os alimentos ricos em açúcar que afetam seus dentes? Um estudo do jornal britânico Daily Mail comprovou que somente 16% dos entrevistados consideram os males que a bebida alcoólica proporciona ao sorriso.

Porém, vale ressaltar que os dentistas alertam para o fato de que uma simples taça de vinho pode causar diversos problemas à saúde bucal. O mau hálito é só um deles.

Portanto, para não detonar seus dentes, saiba agora quais são os malefícios do álcool para a saúde da boca!

1. Surgimento de cáries

Bebidas doces, como licores, por exemplo, são grandes vilões para a saúde bucal. Isso ocorre porque o açúcar contido nelas serve de alimento para as bactérias que ficam na boca, as quais, consequentemente, liberam um ácido que fortalece o aparecimento de cárie — e isso piora com o consumo de bebidas pigmentadas! Logo, esse é mais um motivo para dispensar aquela atraente taça de bebida.

2. Mau hálito

Um dos malefícios do álcool é reforçar o temido “bafinho de onça”. Isso ocorre porque ele desidrata o organismo, inclusive a boca. Além do mais, é diurético e faz diminuir o fluxo de saliva, que auxilia no combate às bactérias orais. Quando seca, a cavidade bucal estimula a proliferação de micro-organismos. Sabe o resultado? Placa bacteriana e mau hálito.

3. Dor e manchas

Quando o esmalte é desgastado, a dentina, que é escura, fica exposta. Portanto, ingerir uma bebida de cor forte pode agravar ainda mais o problema. O vinho tinto, por exemplo, é um grande inimigo do sorriso.

O ideal é evitar esses líquidos, mas, se não houver outro jeito, procure escovar os dentes de forma suave, para não agredir ainda mais o esmalte. Se preferir, você pode fazer um clareamento no consultório odontológico para eliminar as manchas.

4. Risco de câncer

O álcool traz consequências tão graves à saúde bucal que ele pode causar o desenvolvimento de um carcinoma. Saiba que de 75% a 80% dos pacientes que sofrem com câncer de boca dizem consumir bebidas alcoólicas com frequência, conforme um estudo realizado pelo Cancer Research UK.

Caso esse hábito venha acompanhado do tabagismo, o risco de adquirir essa doença eleva-se em 30%. Mais um motivo para largar o alcoolismo e o cigarro, não acha? Se você está com suspeita de câncer bucal, saiba quais são os sintomas em um dos artigos do nosso blog.

Se mesmo com todos esses agravantes você escolher não parar de consumir bebidas alcoólicas, é importante ser ainda mais cuidadoso com a rotina de higiene dental. Enxágue a boca depois de ingerir aquela taça de vinho que parece inofensiva.

Também procure aguardar mais ou menos 1 hora para escovar os dentes, a fim de que haja tempo suficiente para que o esmalte endureça e não estimule um desgaste por conta da escovação. Ah, e não se esqueça de visitar seu dentista a cada 6 meses para conferir se está tudo bem com seus dentes.

E aí, já se convenceu de que a bebida alcoólica pode prejudicar seu sorriso? Então, não deixe que os malefícios do álcool prejudiquem a sua saúde bucal. Considere todas as orientações que recomendamos e tenha dentes bonitos e saudáveis.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada