Blog Saúde Bucal

Restauração de resina composta: conheça as vantagens do tratamento

Restauração de resina composta

Infelizmente, ninguém está livre de ter seu sorriso afetado por algum dente danificado, seja pela cárie — um fungo que ataca os dentes e provoca sua deterioração, fazendo com que minúsculos buracos apareçam neles — ou por outros danos, como pequenas fraturas, quebras ou até mesmo pelo desgaste natural com o passar do tempo.

Com isso, além de o sorriso ser afetado esteticamente, pode surgir a dor de dente e algumas funções de toda a arcada dentária — como a mastigação, por exemplo — podem acabar afetadas. Mas não se desespere! Existem tratamentos que podem resolver esse problema, como a restauração de resina composta. Você já ouviu falar nesse procedimento?

Confira agora nosso post e entenda o que é a restauração de resina composta e as vantagens desse tratamento!

O que é a restauração de resina composta

A restauração se trata de um procedimento feito para que o dente que foi afetado pela cárie ou que tenha sofrido algum outro dano retome a sua forma e volte a ter sua função normal.

Na restauração, primeiramente é feita a remoção da parte do dente que foi danificada. Em seguida, a cavidade que fica no dente é devidamente limpa para que qualquer impureza ou bactéria que tenha restado seja retirada. Depois disso, a cavidade é selada, e os materiais que são utilizados na restauração são misturados e colocados na cavidade do dente, onde essa mistura endurece e se fixa. Por último, o dente onde  a resina foi depositada é polido para que qualquer excesso de material possa ser retirado.

Normalmente, nas restaurações são utilizados um desses quatro tipos de materiais: ouro, amálgama (que é uma liga de prata e outros metais), porcelana ou resinas compostas. A restauração de resina composta hoje em dia é muito utilizada, pois ela combina bem com a cor natural dos dentes, diferentemente da restauração de amálgama, por exemplo, que é mais escura.

Quais os benefícios da restauração de resina composta?

O tratamento de restauração de resina composta não oferece apenas benefícios estéticos. O procedimento serve principalmente para que seja prevenida uma deterioração ainda maior caso o dano não seja tratado — principalmente se tratando da cárie —, e para que o dente e a arcada dentária não sofram tanta sensibilidade e recuperem suas funções naturais como a mastigação, a estabilidade dos dentes e até mesmo a fonética.

Entre os principais benefícios de se escolher a resina composta como material para a restauração, está o fato de que o tratamento fica com um aspecto bem mais natural, já que é possível deixar o material na mesma tonalidade dos dentes. As restaurações de ouro ou de amálgama, por outro lado, se destacam muito facilmente pelo seu brilho e pela sua cor, que é diferente da coloração dos dentes, o que prejudica o aspecto do sorriso, principalmente quando utilizadas nos dentes mais visíveis.

Comparada com as restaurações de amálgama, a resina composta tende a ser mais facilmente aceita pelo organismo do paciente. Comparada com as restaurações de ouro, porcelana e amálgama, a resina composta sai bem mais em conta financeiramente.

Sua durabilidade é inferior a outras restaurações: varia de três a dez anos. No entanto, nenhuma restauração é para sempre: todas elas sofrem fortes pressões dias após dia, podendo trincar e se danificar sem que você perceba. Por isso, é fundamental fazer retornos ao dentista e fazer a substituição da restauração quando necessário, seja por algum dano ou pelo simples desgaste natural.

As restaurações de resina composta são uma excelente opção de tratamento para quem deseja voltar a ter um sorriso bonito, se livrar dos incômodos causados pela dor ou sensibilidade nos dentes e reconquistar a funcionalidade de todos os seus dentes! Quer ficar com seu sorriso ainda mais perfeito? Então confira este post e entenda como funciona o clareamento dental!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada