Blog Saúde Bucal

Qual o jeito certo de usar o fio dental?

o jeito certo de usar o fio dental

Cuidar da higiene pessoal é algo que deve ser ensinado desde cedo, de modo que as crianças desenvolvam hábitos saudáveis e que garantam boa qualidade de vida. Assim, no que diz respeito à higiene bucal, o uso do fio dental também é algo que deve fazer parte desse raciocínio.

Pensando nisso, no post de hoje, esclarecemos a importância do uso adequado do fio dental e como isso pode ser feito. Continue a leitura!

Saiba quando usar o fio dental

Quando o assunto é fio dental, a grande dúvida é: devo usá-lo antes ou depois da escovação? Embora seja mais comum escovar os dentes primeiro, o fato é que, neste caso, a ordem realmente não faz diferença! O importante mesmo é realizar corretamente os procedimentos, tanto na escovação quanto no uso do fio dental. Essa é a forma mais adequada de remover a placa bacteriana, responsável por causar a cárie dentária.

Entenda a importância do cuidado com a gengiva

Usar o fio dental de maneira errada — muito rápido ou com muita força, por exemplo — pode machucar a gengiva. Porém, é importante que, diante de situações assim, você não pense que a culpa é do fio dental!

Alguns problemas da gengiva, como sangramentos, gengivite e periodontite, são provenientes justamente da falta de fio dental. Até mesmo as dores de dente em geral podem ser facilmente evitadas com uma rotina diária de limpeza que o inclua. Por isso, o mais importante é adotá-lo com frequência na limpeza dos dentes.

Use o fio dental corretamente

A prática é muito simples! Utilize entre 20 e 25 cm de fio, amarrando as extremidades nos dedos indicador e médio. Segure firmemente a linha em volta do dente a ser limpado, de maneira que lembre a letra “C”. Faça movimentos para a frente e para trás, buscando remover a sujeira, seguindo cuidadosamente as curvas dos dentes.

Escolha o tipo mais adequado

Entre as várias opções de fio dental oferecidas no mercado, de maneira geral, há duas categorias de produtos. Os fios dentais de filamento único são mais finos e resistentes, o que evita que desfibrilem durante a aplicação. Seu uso é recomendado para pessoas que possuem a arcada mais junta e que apresentam maiores dificuldades para utilizá-lo, pois o filamento único evita lesões.

Os de múltiplos filamentos, por sua vez, oferecem uma melhor limpeza. Esses fios dentais também deslizam mais eficientemente e, dependendo de qual você escolher, até podem deixar um gosto agradável e refrescante na boca.

Capriche na rotina

Poucas situações são tão desagradáveis e embaraçosas do que conversar com alguém com mau hálito, não é mesmo? Além disso, a ausência de cuidados com a higiene bucal pode acarretar em problemas sérios para a saúde de modo geral. Por isso, transforme o uso correto do fio dental em uma constante para a sua vida! O hábito vai te ajudar a ter um sorriso perfeito e saudável, o que fará um bem enorme para a sua saúde como um todo.

Agora que você dominou o uso do fio dental, aproveite para conhecer mais práticas recomendadas em nosso post sobre as 5 dicas de saúde bucal que você precisa conhecer agora!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada