Blog Saúde Bucal

Qual é a idade certa para usar aparelho ortodôntico?

Qual é a idade certa para usar aparelho ortodôntico

Vontade de muitas crianças e o terror dos adultos, os aparelhos servem para corrigir a má oclusão dentária. Mas qual é a idade certa para usar aparelho ortodôntico? Há muitas dúvidas que pairam no ar a esse respeito e ao período necessário, mas saiba que só é indicado após uma avaliação profissional.

Entretanto, existem alguns casos em que é preciso colocar a peça mais cedo do que muitos pais imaginam. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre o assunto.

Qual é a idade certa para usar aparelho?

Após uma análise criteriosa do paciente, o odontologista é quem poderá dizer se há a necessidade de começar um tratamento. Há muitos mitos a respeito do uso de aparelhos, mas, de acordo com dados da Associação Ortodôntica Americana, a idade certa para iniciar o uso é aos sete anos. Em alguns casos, a avaliação pode indicar que será preciso começar mais cedo.

Com o surgimento dos primeiros dentes de leite, um profissional já consegue avaliar se a criança terá ou não alguma carência bucal. Muitas vezes, o tratamento precoce corrige o problema de forma mais rápida, evitando que, no futuro, ela enfrente um processo mais complexo.

Quais são os principais motivos para o uso de aparelhos?

Além de melhorar a estética dentária, os principais motivos para usar aparelhos são para consertar o encavalamento dos dentes (apinhamento), uma DTM — Disfunção Temporomandibular — e para tratar a má oclusão.

O tempo específico de uso varia em cada pessoa e tudo depende de como o organismo reage e como a criança e/ou adulto colabora com o tratamento (higienização adequada, manutenção ortodôntica, evitar quebras, entre outros fatores).

Vale dizer que a manutenção correta dos dentes de leite é de extrema importância para o desenvolvimento da face e para manter o espaço certo na arcada para receber os dentes permanentes.

Quem tem a mordida profunda, conhecida como sobremordida (dentes anteriores superiores, cobrem quase todos os dentes anteriores inferiores no momento da mordida), deve procurar fazer o tratamento, já que, em muitos casos, a pessoa pode sentir dores musculares e desgastes dos dentes.

Indivíduos que na infância chuparam chupeta ou os dedos por muito tempo têm maiores possibilidades de terem a mordida aberta (dentes anteriores inferiores afastados dos superiores, mantendo um espaço entre eles) e precisarão de correção.

Pessoas que não possuem o centro superior alinhado com o centro da arcada inferior ou quando há um diastema (dentes afastados — geralmente, acontece quando se extrai um dente ou que não nasceu, oferecendo problemas funcionais e estéticos), também precisarão de aparelhos.

Como garantir bons resultados durante o uso de aparelho?

Sabendo que a limpeza é primordial para a excelência do tratamento. Os cuidados com a limpeza para pessoas que usam aparelhos são importantíssimos. Opte por uma boa escova de dentes, com cabeça pequena e cerdas macias. No momento da escovação, deixe a escova em um ângulo abaixo do aparelho e na sequência mova-a suavemente para cima e para baixo.

Dessa forma, as cerdas passam por baixo do fio e alcança os dentes. Mesmo com o aparelho, é preciso passar o fio dental para potencializar a higienização. Para finalizar, utilize antissépticos bucais.

Como vimos, não existe uma idade certa para usar aparelho — tudo depende da necessidade de cada indivíduo para reparar a sua saúde bucal. E você? Já está preparado para cuidar do seu sorriso?

Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em te ajudar. Aproveite e leia nossos outros artigos com dicas valiosas para você!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada