Blog Saúde Bucal

Qual a função da saliva? Entenda sua importância para a saúde bucal

Qual a função da saliva

Qual a função da saliva, você sabe? Esse líquido claro, alcalino, viscoso e formado por água, substâncias orgânicas e inorgânicas e sais minerais é extremamente importante para uma correta mastigação dos alimentos, protege a boca das temíveis cáries e ainda atua em processos que talvez você nem imagine.

Quer saber quais? Este artigo te explicará qual a relação da saliva com uma boa saúde bucal. Acompanhe!

Saliva: elemento fundamental para o organismo

Pense na última vez em que você sentiu fome. Relembre também a última refeição gostosa que saboreou. Nas duas ocasiões, uma substância esteve presente: a saliva.

É comum as pessoas salivarem quando sentem fome ou olham para um prato atrativo e com um cheiro irresistível, mas apesar de muitas pessoas só notarem a existência dessa substância em momentos como esses, a saliva é indispensável para o correto funcionamento de várias etapas do universo bucal.

As glândulas salivares trabalham para produzir de 1 a 2 litros de saliva por dia, pois essa é a quantidade média necessária que o organismo precisa para manter suas funções corretamente.

Além de umedecer o interior da boca, facilitar a fala, transformar os alimentos em uma pasta mais fácil de ser digerida e proteger a mucosa oral, esse líquido também é essencial para outras funções. Confira:

Gustação

Neste processo, o papel fundamental da saliva é proteger o organismo, identificando possíveis substâncias nocivas e impedindo que sejam digeridas.

Esse fluído dissolve todos os elementos de um alimento e as papilas gustativas, além de sentirem o sabor de cada item, informam ao cérebro o gosto real.

Reparação de tecidos

Se você já machucou seu tecido bucal, sabe que o tempo de sangramento foi inferior ao tempo de sangramento de outro corte ou ferimento em outro tecido, não é? A responsável por essa rápida cicatrização é a saliva.

Quando a saliva é misturada ao sangue, o tempo de coagulação é acelerado e a reparação de tecidos é bem mais rápida.

Dentição

A saliva é extremamente importante para quem quer garantir a integridade dos seus dentes, pois diminui a permeabilidade e aumenta a resistência do esmalte (camada mais dura e superficial dos dentes) às cáries e a dureza da superfície.

A alta concentração de íons de cálcio, fosfato e outras enzimas, carbonatos e proteínas tem a função de proteger o esmalte; o carbonato permite que a saliva neutralize a ação dos ácidos produzidos pelas bactérias naturais da boca.

Quando uma pessoa produz uma quantidade inferior de saliva, essas bactérias se desenvolvem com mais rapidez e liberam ácidos que atacam o esmalte dos dentes, o que propicia a formação das chamadas cáries dentárias e problemas bucais, como o mau hálito, xerostomia e a halitose.

Pronto! Agora você já sabe qual a função da saliva. Para ajudá-la a proteger sua boca e dentes, lembre-se de fazer uma boa escovação e de ingerir bastante água.

Quer mais dicas sobre como garantir a saúde bucal da sua família? Siga nosso Facebook e fique sempre por dentro dos conteúdos que produzimos para ajudar você nessa missão!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada