Blog Saúde Bucal

Próteses dentárias: o que são e quem deve usá-las

próteses dentárias o que são e quem deve usalas

A saúde bucal é um tema que nunca deve ser deixado de lado na rotina diária de pessoas de todas as idades. Quando perdemos um ou mais dentes — por motivos diversos — surge como alternativa o uso de próteses dentárias.

Atualmente existe uma grande variedade de próteses que se adéquam perfeitamente às necessidades de cada indivíduo, dando um ar natural ao sorriso, facilitando o processo de mastigação e melhorando a qualidade de vida.

Por isso, é fundamental conhecer bem todas as opções antes de realizar um procedimento sugerido dentro do consultório dentário, tirar todas as dúvidas e seguir à risca as recomendações do seu dentista. Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre as próteses dentárias!

Próteses dentárias: o que são?

As próteses dentárias são uma substituição artificial para os dentes naturais. São confeccionadas de acordo com as necessidades de cada pessoa por um profissional específico dentro da área odontológica, o protético.

Após a extração de um ou mais dentes, é realizada uma avaliação da cicatrização da área e do estado de saúde da boca e demais dentes pelo dentista que indicará qual a melhor opção de prótese para cada caso.

Existem duas alternativas de próteses que se diferem, que são:

Próteses fixas

São indicadas para quem deseja substituir uma perda total ou parcial de dentes. Elas podem ser implantadas por meio de coroas individuais ou pontes. Apesar de ser mais cara do que uma prótese removível possui vantagens que se destacam:

  • estética natural;
  • durabilidade maior; e
  • conforto e segurança durante a mastigação.

Próteses móveis

As famosas dentaduras servem para substituir todos os dentes da boca — chamadas prótese total — e apesar de serem mais populares e baratas do que as fixas ou implantes, elas possuem como desvantagem:

  • desconforto durante a mastigação;
  • possibilidade de ferir a gengiva quando não bem moldada à boca; e
  • não são capazes de interromper a atrofia óssea.

Há também a prótese móvel parcial, que é uma espécie de aparelho dentário para a substituição de um ou dois dentes perdidos, mas que a sua volta ainda restam remanescentes. Elas se encaixam com a ajuda de pequenos ganchos metálicos.

Quem deve usá-las?

As próteses dentárias são recomendadas a todas as pessoas que ao longo da vida perderam um ou mais dentes. Muitas vezes por causa de um acidente, cáries ou devido a algum tratamento mais intenso e agressivo de saúde uma pessoa se vê obrigada a extrair alguns dentes e, quando isso acontece, o mais indicado é substituir o que foi perdido por uma prótese.

Além de devolver a autoestima e estética ao paciente, as próteses são essenciais para sua saúde física. A falta de um ou mais dentes pode provocar dores de cabeça, dores de ouvido e prejudicar sua mastigação.

Para perdas não totais, ou seja, quando ainda restam dentes remanescentes, as próteses ajudam a manter a saúde bucal dos demais dentes. De que modo? Não sobrecarregando a mastigação em apenas uma região da boca, assim como, evitando que restos de comida se acumulem no espaço vazio.

Qual o tempo de vida útil e manutenção?

O tempo de vida útil de uma prótese pode variar de acordo com o material e tipo de prótese escolhida. O ideal é que durante a escolha o paciente tire todas as dúvidas com seu protético para que o investimento valha a pena e não cause transtornos ou inconvenientes futuros.

O mesmo vale para a manutenção. É fundamental discutir com o profissional responsável quais os produtos e formas de higienização deverão ser usados e de quanto em quanto tempo é necessário voltar para verificar o estado da prótese.

Apesar de não ser possível desenvolver cáries elas podem perder o brilho, manchar, rachar, lascar ou ficarem ásperas com o tempo e o uso.

Lembre-se de que, independentemente de usar ou não próteses dentárias, visitas anuais regulares ao consultório odontológico são essenciais para a saúde da sua boca.

Usa uma prótese fixa e tem dúvidas sobre como ou quando trocá-la? Leia nosso artigo especial sobre o tema A prótese fixa precisa ser trocada? e saiba mais!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada