Blog Saúde Bucal

Por que a estética dental é também uma questão de saúde?

Quando você ouve falar em tratamentos odontológicos estéticos, o que pensa? É bem provável que a imagem que venha a sua mente seja daquelas técnicas que deixam os dentes mais bonitos, alinhados e saudáveis. Isso não é à toa — afinal, esses tipos de procedimentos buscam melhorar a estética e o sorriso do paciente, apresentando ótimos resultados.

Mas saiba que o seu objetivo não para por aí e é disso que trataremos neste post. Continue a leitura e confira alguns benefícios da estética dental que vão além da beleza. Saiba, também, de que forma seus principais tratamentos auxiliam na saúde do paciente!

Benefícios da estética dental

Dificilmente, um tratamento bucal tem apenas a finalidade estética, mesmo que esse seja o seu objetivo principal. Isso porque, ao corrigir dentes tortos ou mesmo repor a ausência de um elemento dental, há grandes benefícios também para sua saúde de forma geral. Acompanhe, abaixo.

Auxilia na nutrição

O sistema bucal tem uma função muito clara, que é a de preparar o alimento para que ele seja digerido. Assim, quanto menos eficiente ele for, mais prejudicial será a sua digestão.

Se um indivíduo tem dentes tortos, por exemplo, ou se faltam a ele alguns dentes na boca, sua mastigação será prejudicada. Logo, os alimentos chegarão em pedaços maiores para serem digeridos, o que, com o tempo, pode sobrecarregar o sistema digestivo.

Além disso, por conta de alguns problemas bucais, a pessoa, muitas vezes, exclui alguns alimentos do cardápio por dificuldade de mastigação, o que também pode prejudicar sua saúde. Portanto, ter uma dentição completa e alinhada melhora não só a estética e o sorriso, mas também a absorção dos alimentos, o que vai contribuir para uma boa nutrição.

Evita doenças bucais

Diversos procedimentos de estética dental auxiliam, também, na prevenção de doenças — até porque, antes de mais nada, um sorriso bonito é saudável. Quando a pessoa apresenta dentes encavalados, por exemplo, tem mais chances de reter os restinhos de alimentos na boca, o que dificulta na hora de fazer a limpeza bucal completa.

Esses resíduos, quando não são retirados, formam a placa bacteriana, a cárie e a gengivite. Sem contar que esse quadro contribui, ainda, para o mau hálito, o que pode causar muitos constrangimentos.

Previne dores de cabeça

Tratamentos que buscam corrigir problemas de mordida ou bruxismo podem evitar dores de cabeça, pescoço, ombros e até nas costas. Pode parecer estranho, não é mesmo? Mas a má oclusão é capaz de fazer com que um lado da arcada fique sobrecarregado na hora da mastigação, por exemplo.

Assim, leva a disfunções na articulação temporomandibular (ATM), que pode gerar vários incômodos, entre eles essas dores. O bruxismo, que é o ranger intenso dos dentes, também pode causar problemas nessa musculatura.

Melhora a fala e a respiração

Quem tem um ou mais dentes ausentes na arcada pode ter problemas de dicção e/ou respiratórios. Tratamentos de reabilitação oral que devolvem a estética do sorriso contribuem, muitas vezes, para melhorar esses aspectos, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Aumenta a autoestima

O sorriso tem uma função social muito forte. Ele pode abrir portas de emprego, de relacionamentos e até deixar você mais confiante, seguro e pronto para encarar os desafios da vida. Em outras palavras: melhora a autoestima, auxiliando a sua saúde psicológica.

Tratamentos estéticos que auxiliam na saúde

Como foi demonstrado acima, cuidar da estética e do sorriso oferece benefícios que vão além da beleza. Agora, veja o que isso quer dizer na prática, analisando alguns dos principais tratamentos de estética dental.

Implante dentário

O implante dentário tem o objetivo de restaurar o sorriso do paciente que perdeu um ou mais dentes. Assim, por meio de dispositivos feitos de titânio, que substituem as raízes dos dentes faltantes e que, depois, recebem as coroas, é possível fazer a reabilitação oral.

São resultados que impactam positivamente a estética, a saúde e a qualidade de vida do paciente, pois há uma grande melhora na mastigação e na fala. Isso porque o implante tem a mesma funcionalidade, aparência e durabilidade do dente natural, além de ser biocompatível. Ou seja, ele fica incorporado naturalmente ao osso — sendo que as chances de rejeição são baixíssimas.

Aparelhos ortodônticos

Dentes desalinhados podem ser motivo de vergonha para muitas pessoas. Logo, a correção desse posicionamento — com o uso dos aparelhos ortodônticos — garante um grande benefício para autoestima do paciente.

Contudo, além da estética dental, tal procedimento previne as dores futuras que uma mordida cruzada pode causar, por exemplo. Corrigir dentes mal posicionados facilita, também, a escovação, prevenindo a placa bacteriana, o tártaro e a cárie.

Tem gente que quer colocar o aparelho ortodôntico, mas fica com vergonha de exibir o chamado sorriso metálico. Mas saiba que a ortodontia é uma área altamente tecnológica e, hoje, você encontra dispositivos eficazes e super discretos — como o aparelho estético e o alinhador transparente.

Toxina botulínica

toxina botulínica é um medicamento que tem a função de fazer o relaxamento do músculo. A substância age como um bloqueador neuromuscular, conseguindo, dessa maneira, impedir a contração muscular.

Por isso, tem variadas aplicações para fins estéticos — como a suavização de rugas e linhas de expressão — e terapêuticos. Muita gente não sabe, mas o dentista está autorizado a fazer o uso da substância. É um tratamento indicado para casos de:

  • disfunções na ATM, prevenindo dores no maxilar e de cabeça;
  • bruxismo, reduzindo a sobrecarga na musculatura do maxilar, o que também previne o desgaste dentário;
  • harmonização do sorriso, pois disfarça a gengiva aparente.

Os resultados do procedimento com a toxina botulínica são temporários, durando de quatro a seis meses. Assim, ela precisa ser reaplicada com intervalos determinados para cada caso. A vantagem é que, quando o músculo fica paralisado por muito tempo, tem a tendência de atrofiar, reduzindo sua ação de contração. Com isso, o efeito desse tratamento pode ser mais duradouro.

Lentes de contato dental

Quem tem problemas de autoestima por imperfeições no sorriso pode se beneficiar com o uso da lente de contato dental. É um laminado ultrafino — têm espessura de 0,2 a 0,4mm — indicado para recobrir os dentes anteriores, aqueles da frente, que aparecem ao falar ou sorrir. Mas não pense que, por ser fina, ela é frágil: essas peças são duradouras e extremamente resistentes.

Desse modo, esse tratamento de estética dental é indicado para correções de problemas suaves no sorriso, mas que podem comprometer a aparência. Esse revestimento tem a função de transformar a aparência com a correção de tamanho, formato, cor e até desalinhamento dentário. Portanto, tem eficácia para fazer:

  • modificações suaves de cor;
  • fechamento de pequenos diastemas;
  • correção de dentes lascados;
  • aumento do comprimento ou da largura dos dentes;
  • melhora no contorno dos dentes.

Uma grande vantagem é que o tratamento é rápido, tem um resultado natural e não demanda muito desgaste no dente. Dependendo do caso, nem é preciso desgastar a superfície dental para a colocação do material.

Clareamento dental

Assim como a lente de contato dental, o clareamento é um procedimento rápido e que traz diversos benefícios para a autoestima do indivíduo. Idade, alimentação, fatores genéticos e até maus hábitos, como o tabagismo, deixam os dentes manchados, com o tempo. Todo mundo sabe que um sorriso mais amarelado e escurecido interfere de modo negativo na estética.

clareamento dental consiste na aplicação de um gel à base de peróxido de hidrogênio, com o auxílio de uma moldeira de silicone. Essa substância consegue deixar o sorriso mais claro, pois quebra as moléculas de pigmento presentes no dente. No consultório, o dentista pode, ainda, utilizar o laser ou luz LED, potencializando os resultados.

É possível, também, fazer o procedimento em casa. Mas, atenção: ele só deve ser realizado com a supervisão do profissional. O tratamento pode durar de um a três anos, se o paciente seguir algumas recomendações. Entre elas, não fumar e evitar alimentos que podem pigmentar os dentes, como café, vinho, açaí, alguns refrigerantes, entre outros.

Plástica gengival

A gengivoplastia ou plástica gengival tem a finalidade de retirar o excesso de tecido gengival para tornar o dente mais aparente e, portanto, mais bonito. Traz um resultado visível, que vai melhorar a estética e o sorriso do paciente.

Contudo, retirar o excesso de gengiva também oferece ganhos na saúde, já que esse quadro contribui para o armazenamento de resíduos de alimentos. Isso leva a uma maior probabilidade de se desenvolver doenças, como a gengivite.

A técnica também é indicada para a correção de retração gengival, quadro em que a gengiva é muito pequena e deixa as raízes dos dentes expostas. Além disso, traz a sensação de dentes mais alongados.

O problema da retração, além de estético, é que leva à sensibilidade dental, causando dores ao consumir alimentos muito quentes, frios ou doces. Com esse tratamento, o dentista consegue alterar tamanho, desalinhamento, contorno e, até mesmo, a espessura da gengiva.

Limpeza bucal

A limpeza realizada no consultório de dentista é bem mais detalhada do que a que realizamos em casa. Também chamada de profilaxia, esse é um procedimento padrão nas consultas de manutenção e deve ser feito a cada seis meses.

Ela serve para retirar a placa bacteriana que se acumula nos dentes. Desse modo, deixa o sorriso mais bonito, os dentes mais polidos e claros, evitando que fiquem amarelados.

Além disso, visitar regularmente o dentista vai ajudar na prevenção, pois o profissional, ao avaliar sua boca, vai identificar problemas de saúde logo no início. Com isso, o tratamento será rápido e com o mínimo de desgaste na estrutura dental.

Como foi possível perceber, a estética dental não existe apenas pela vaidade. Muitas melhoras na sua saúde acontecem quando você investe na sua beleza — especialmente se você procurar clínicas de referência, que contem com profissionais especialistas e qualificados!

Quer conhecer os procedimentos que vão melhorar a estética e o sorriso e saber qual é o mais indicado para você? Entre em contato com nossa equipe e descubra todos os benefícios para sua vida que esses tratamentos podem proporcionar!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada