Blog Saúde Bucal

Periodontite: saiba o que é e como pode ser tratada

Periodontite

Não é novidade para ninguém que um sorriso bonito e bem cuidado é um dos melhores cartões de visitas que uma pessoa pode ter. Para isso, é indispensável prezar pela saúde bucal, realizando uma boa higienização e visitando seu dentista regularmente. Só assim é possível prevenir e, quando necessário, tratar problemas bucais, como a periodontite, evitando que se agravem.

A periodontite é uma infecção comum, que tem início no processo inflamatório da gengiva e se estende por todos os tecidos que dão suporte aos dentes. Por isso, a cada dia cresce o número de pessoas que procuram os consultórios odontológicos para realizar o tratamento adequado, afinal, todo mundo quer sorrir sem medo!

Se tem dúvidas e quer saber mais sobre essa doença, continue lendo este post e fique de olho nas nossas dicas!

Periodontite: tudo o que você precisa saber

Muitas pessoas pensam que apenas a escovação diária dos dentes combate as doenças bucais, mas o que elas não sabem é que para manter a boca longe das bactérias e fungos, muitos cuidados precisam ser tomados.

Como a boca é um dos órgãos do corpo mais expostos aos processos infecciosos, é comum que problemas bucais apareçam com frequência. Saiba quais os riscos da periodontite e fique longe desse mal!

O que é

O termo periodontal significa ‘’ao redor do dente’’. Como foi dito, essa doença acomete todos os tecidos em volta dos dentes, como a gengiva, os ligamentos que dão suporte aos dentes e os ossos.

Embora muitas pessoas não sintam dor ou incômodo, esse processo inflamatório pode levar à perda dos dentes e a reabsorção do osso alveolar, e somente um profissional qualificado pode indicar o melhor tratamento.

Principais causas

O principal agente causador da periodontite é a placa bacteriana que se forma sobre a superfície do esmalte dentário e na gengiva. Porém, como toda doença, existem alguns fatores que aumentam a chance de contraí-la. Anote aí os principais e evite os que forem possíveis!

  1. Maus hábitos de saúde bucal
  2. Fumo
  3. Diabetes
  4. Idade avançada
  5. Diminuição da imunidade
  6. Má nutrição
  7. Uso excessivo de medicamentos, álcool e substâncias psicoativas
  8. Predisposição genética
  9. Problemas dentários estruturais

Sintomas

Muitas pessoas confundem os sintomas com os da Gengivite, mas o primeiro sinal a ser observado é o rompimento das fibras e a formação da bolsa periodontal (espaço entre o dente e a gengiva maior que 3mm), o que influencia na perda das estruturas ao redor dos dentes. Conheça outros sintomas:

  1. Mau hálito constante
  2. Gengivas vermelhas ou arroxeadas, com aspecto brilhante
  3. Dentes soltos
  4. Gengivas inchadas, sensíveis ao toque e que sangram com facilidade

Tratamento

É importante remover todo o acúmulo de tártaro e placa dos dentes, aprender a correta escovação, realizar limpeza profissional regularmente e usar o fio dental. Nos casos mais graves, cirurgias são indicadas — todos os tratamentos tem um único objetivo: reduzir a inflamação e tratar as causas da doença. Existem medicamentos que também podem auxiliar, mas somente um profissional pode indicar o melhor para o seu caso.

Tem mais alguma dica para evitar ou combater a periodontite? Conte para nós nos espaços reservados para os comentários!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada