Blog Saúde Bucal

O que é tratamento de canal dentário?

O que é tratamento de canal dentário

Você foi ao dentista e ele te indicou um tratamento de canal dentário, mas você não sabe como funciona e, embora seu dentista tenha lhe explicado todos os detalhes, você começou a desesperar e mal ouviu o que ele falou. O canal é indicado para tratar problemas ligados à parte mais interna dos dentes, conhecida como polpa dentária, e não é um procedimento agressivo. É uma maneira de salvar os dentes, evitando que eles sejam arrancados e que seja necessário um implante. Não se desespere: preparamos esse post para explicar tudinho sobre o procedimento.

O que é tratamento de canal dentário

Como já citamos anteriormente, esse tratamento visa manter o dente na cavidade bucal, mesmo que sua polpa seja removida. A polpa dentária é o tecido mole que contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo e se divide entre a polpa coronária (na coroa do dente) e a polpa radicular (na raiz do dente). Quando a polpa da coroa sofre lesões, ela não consegue se recuperar sozinha e, consequentemente, fica necrosada. Se esse problema não for tratado com antecedência, ele pode atingir a polpa radicular, sendo necessário realizar o tratamento de canal.

Quando o tratamento de canal é indicado?

Os dentistas costumam realizar o canal quando o paciente apresenta os seguintes sintomas:

  • Dores contínuas nos dentes;
  • Dor pulsátil;
  • Sensibilidade dental ao mastigar ou comer alimentos frios e quentes;
  • Dor que se irradia para os outros dentes;
  • Aparecimento de “bolinha” na gengiva (fístula).

Vale lembrar que nem todas as dores de dente são indicações para o canal dentário. Elas podem ser causadas somente por uma cárie que ainda está na superfície do dente. Assim, quando ela é removida, a dor cessa.

Como é feito o tratamento de canal

O dentista faz uma abertura na coroa do dente cuja polpa está prejudicada. Após isso, é removida parcialmente ou totalmente a polpa e o canal é preparado para o preenchimento. É inserido então um material obturador para finalizar o procedimento. Por fim, é colocada uma coroa sobre o dente com o intuito de restaurar seu formato natural.

O número de sessões necessárias para o tratamento de canal depende do estado do dente. Se ele não estiver infectado, somente uma sessão será suficiente. Porém, se houver infecção, serão necessárias mais idas ao dentista para que seja realizada uma boa descontaminação e limpeza.

O que acontece se eu não realizar o canal?

Se a polpa dentária não for tratada, ela poderá necrosar e se estender para uma região além da raiz, podendo provocar outros tipos de lesões comprometendo a saúde geral e também as estruturas de suporte do dente.

Existe alguma alternativa ao procedimento?

A única alternativa para o tratamento de canal dentário é a remoção total do dente. Embora pareça uma solução mais simples, o vazio causado pela falta do dente pode causar diversos problemas futuros na arcada dentária, como dificuldade na mastigação e fala, além da estética bucal. Logo, será necessário preencher essa espaço com próteses ou implantes, acarretando maiores gastos e incômodos.

Agora que você já sabe o que é tratamento de canal dentário e seus benefícios, pode realizar o procedimento sem receios e deixar o seu sorriso mais saudável! Fique tranquilo, respire fundo, abra a boca e feche os olhos!

Possui mais alguma dúvida sobre o tratamento de canal dentário? Então compartilhe com a gente nos comentários!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada