Blog Saúde Bucal

O poder do sorriso em todo o mundo: entenda como diferentes culturas interpretam este gesto!

O poder do sorriso em todo o mundo: entenda como diferentes culturas interpretam este gesto

Uns dizem que passar um dia sem rir, é um dia desperdiçado. Outros afirmam que rir é o melhor remédio. Há quem diga que o riso é a menor distância entre duas pessoas. E muitos acreditam que o poder do sorriso pode mudar o mundo.

Todas essas afirmações são verdadeiras e é cientificamente comprovado que sorrir com frequência é extremamente benéfico para manter o equilíbrio físico e mental.

Mas, você sabe qual é a origem do riso? E que esse gesto, apesar de universal, tem diferentes significados ao redor do mundo? Não? Então chegou a hora de saber tudo sobre o poder do sorriso. Confira:

Origem do sorriso

O sorriso é uma das formas de expressão mais ambíguas que existem, pois pode representar diversas facetas, como alegria, deboche, sarcasmo, gentileza, flerte, arrogância, receio e até psicose.

Contudo, mesmo inserido na cultura de mais de 200 povos, muitos especialistas dizem que o sorriso é algo determinado geneticamente, que foi aprimorado culturalmente ao redor do mundo.

Eles acreditam que nossos ancestrais e também os macacos utilizavam o barulho emitido pelo sorriso para transmitir um gesto de não agressividade, diferente de caretas e rosnados.

A evolução do sorriso

O sorriso é inerente a nós humanos, mas nem sempre foi visto como um gesto positivo ou bonito. Lá no Século 18 “apenas os populares, dementes ou aqueles com problemas morais sorriam”, segundo o historiador Colin Jones, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, pois mostrar os dentes era considerado um comportamento feio e rude.

Além disso, as noções de higiene bucal e de como preservar os dentes naquele tempo eram nulas, e apesar das riquezas e mordomias da aristocracia, não contribuíam para o poder do sorriso de ninguém daquela época.

O poder do sorriso pelo mundo

O significado do sorriso na maioria dos lugares mundo afora é o mesmo: expressar satisfação, alegria, felicidade. Esse é um dos poucos gestos universais! Porém, em nem todo lugar é assim.

Na Rússia, por exemplo, sorrir para alguém mostrando os dentes é considerado vulgar. Por lá, o riso deve ser dado apenas com os lábios. Para os russos, o sorriso pode soar como algo falso ou falta de respeito. Por isso, eles têm cara de poucos amigos e jamais riem durante o trabalho, diante de suas tarefas ou na rua.

Os russos — sempre eles —, os japoneses, indianos, coreanos e também os franceses, de acordo com um estudo mundial, consideram aqueles que sorriem demais pouco inteligentes. Em contrapartida, na Alemanha, Suíça e na Malásia quem tem o poder do sorriso é considerado com uma inteligência superior.

Mas, tome cuidado! Em muitos lugares, principalmente fora do Brasil, o riso fácil pode ser encarado como um sinal de falsidade, deboche e até mesmo estupidez, sobretudo em reuniões de negócios e em entrevistas de emprego.

Os benefícios do sorriso

O sorriso é comprovadamente benéfico ao ser humano, tanto que as crianças já nascem com a capacidade de sorrir.

Ele é considerado um “vírus bom”, que ajuda a aliviar o estresse liberando endorfina, o hormônio do bem-estar, melhorando o humor, estimulando o sistema imunológico e, você sabia que ao sorrir movimentamos mais de 50 músculos faciais? Além disso, o sorriso também serve para ‘quebrar o gelo’ de qualquer ocasião, seja ela profissional, pessoal ou amorosa.

O poder do sorriso realmente contagia! Por isso, sorria mais! Seja mais feliz e dissemine esse “vírus” saudável para todos ao seu redor. O mundo agradece! Só não se esqueça sempre de escovar bem os dentes, afinal, um belo e espontâneo sorriso nunca deve ser acompanhado de mau hálito.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada