Blog Saúde Bucal

Entenda como a menopausa pode interferir na saúde dos dentes

entenda como a menopausa pode interferir na saúde dos dentes 768x512

A medicina enumera mais de 150 sintomas associados à menopausa, e muitos deles estão ligados à saúde dos dentes. Isso se deve a vários fatores como alterações hormonais somadas à predisposição genética e aos hábitos de higiene de cada mulher.

Afinal, o hormônio estrogênio é responsável por manter os dentes e os tecidos moles (gengivas) firmes, além de equilibrar as glândulas salivares. E, com o fim da menstruação, reduz-se bruscamente o nível desse hormônio, o que provoca diversos problemas orais. Continue a leitura e saiba como a menopausa pode interferir na saúde dos dentes!

A menopausa e a saúde dos dentes

A menopausa é o período caracterizado pelo fim do ciclo menstrual e geralmente ocorre em mulheres entre 45 e 55 anos de forma espontânea e natural. Precocemente, acontece por volta dos 40 anos. Há também casos da menopausa cirúrgica, quando útero e ovários são removidos devido aos mais diferentes motivos.

Os problemas bucais que podem surgir após a menopausa envolvem dentes, gengivas, língua e até a boca em geral. Os mais comuns são:

  • Dentes mais suscetíveis a cáries;
  • Gengiva flácida ou sensível;
  • Maior desgaste do esmalte dos dentes;
  • Perda de massa óssea (relacionada à osteoporose);
  • Boca seca;
  • Mau hálito;
  • Queimação ou ardência bucal, principalmente nas gengivas;
  • Alteração do paladar (perda de sabor e intensificação das sensações de quente e frio – sensibilidade);
  • Redução do volume das gengivas, que pode influenciar na perda dos dentes (principalmente em mulheres que já apresentavam periodontite);
  • Dores na boca;
  • Amargor na boca;
  • Dores nos maxilares;
  • Mudança na arcada dentária;
  • Afastamentos entre as gengivas e os dentes, podendo apresentar pus e sangramentos;
  • Alteração na cor das gengivas (muito escuras ou muito pálidas);
  • Inflamações nas gengivas.

Os cuidados que devem ser tomados

A primeira providência a ser considerada pela mulher que se encontra nesse período de sua vida é a de realizar o tratamento com o ginecologista, em conjunto com o dentista.

Além disso, deve-se redobrar os cuidados com a higiene oral, reforçando o uso do fio dental, escovação (no mínimo 3 vezes ao dia) e a utilização de enxaguante bucal periodicamente adicionando, é claro, visitas mais frequentes ao dentista (a cada 6 meses), realizações de limpezas dentárias semestrais, entre outras providências.

Os cuidados médicos podem incluir reposição hormonal e/ou tratamento homeopático, o que mais surtir efeito e combinar com o estilo de vida da mulher.

Mulheres que fumam

Caso a mulher seja fumante, os cuidados devem ser ainda mais intensos, pois o fumo age como catalizador de infecções e perdas dentárias, agravando muitas doenças bucais.

A recomendação é a de abandonar o cigarro o quanto antes para amenizar seus efeitos no organismo, inclusive na intensificação de doenças orais no período da menopausa.

Assim, é importante realizar acompanhamento médico periódico preventivo, aliado aos tratamentos odontológicos especializados. Busque profissionais que atendam com qualidade e conforto, mas não deixe de investir em você e na sua saúde.

A saúde é nosso bem maior e cuidar dela jamais pode ser visto como um gasto e sim como um investimento. Conservar a saúde dos dentes é elevar a autoestima e manter uma vida com mais qualidade.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários e enriqueça essa discussão!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada