Blog Saúde Bucal

Entenda a importância da proteção bucal no esporte

entenda a importância da proteção bucal no esporte

A realização de atividades físicas é essencial para a saúde do nosso organismo. Mas há modalidades esportivas que requerem cuidados específicos, com acessórios e equipamentos que devem ser utilizados para proteger algumas áreas do corpo.

Práticas como o jiu-jitsu, basquete, boxe, MMA, ciclismo, skate, hóquei e, até mesmo, o futebol — que são atividades com contatos físicos bruscos, risco de quedas ou choques com objetos em alta velocidade — necessitam de um equipamento muito importante: o protetor bucal.

Mas você sabe o que a proteção bucal no esporte pode fazer por você? Neste texto, a gente te explica quais os tipos e as necessidades desse acessório. Confira!

O que são protetores bucais?

O protetor bucal é um aparelho feito com plástico maleável ou de material laminado que deve ser encaixado nos dentes para protegê-los de diferentes tipos de impacto. Como forma de prevenção, ele deve ser utilizado em todas as modalidades esportivas que envolvam risco de quedas e choques bruscos, podendo causar ferimentos na região da boca.

Como a proteção bucal no esporte é eficaz?

Segundo dados da Associação Americana de Odontologia (ADA), um terço dos traumatismos que acontecem na boca são provocados por atividades físicas. Os mais comuns estão relacionados à rachadura ou à quebra parcial ou total dos dentes, comprometimento das raízes dentárias, ferimentos nos lábios, nas bochechas e fraturas maxilares.

Com o uso da proteção bucal, estima-se que cerca de 200 mil ferimentos sejam evitados todos os anos.

Quais os tipos de protetores existentes?

Protetor Bucal tipo I

Também chamados de pré-fabricados, esses protetores podem ser comprados em lojas que vendem materiais esportivos, nos tamanhos pequeno, médio e grande. Com baixa qualidade, sua troca deve ser feita com frequência.

Protetor Bucal tipo II

Conhecidos como termoplásticos, eles têm como matéria o silicone e possuem tamanho único. Sua aplicação nos dentes deve ser feita após fervê-lo em água e, com isso, pode soltar-se com mais facilidade.

Protetores Bucais tipo III e IV

Os chamados customizados são os mais recomendados, por conta de sua qualidade. Feitos sob medida, por cirurgiões-dentistas, eles se encaixam perfeitamente à arcada dentária e propiciam mais segurança e conforto, além de não interferirem na ingestão de líquidos, na fala ou na respiração. Ambos apresentam um encaixe superior aos demais protetores e absorvem mais o impacto, protegendo, assim, ainda mais a boca.

Quando o protetor bucal deve ser trocado?

Na adolescência, o crescimento da boca e dos dentes faz com que a troca seja feita com frequência, para que não se perca o ajuste correto e não diminua a proteção.

Já para adultos, o ideal é trocá-lo a cada temporada. Muitos atletas aproveitam as revisões dentárias, que são feitas semestralmente, para fazer novos protetores.

Qualquer tipo de trauma bucal, que cause sangramento, ferimentos na gengiva, quebra ou perda de dentes, deve ser cuidado com atenção, já que emergências não tratadas podem levar a sérias complicações no futuro. Por isso, tenha sempre um profissional dentista de referência para auxiliar em momentos de imprevistos e acidentes.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe sobre a importância da proteção bucal no esporte, siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter e fique por dentro das novidades.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada