Blog Saúde Bucal

Conheça o clareamento dental a laser

Conheça o clareamento dental a laser

O clareamento dental tem se tornado cada vez mais frequente nos consultórios odontológicos. Afinal, ter o sorriso branquinho é o desejo de muita gente.

No comércio, há diversas opções para esse tratamento e, dentre eles, o método mais utilizado é o clareamento dental a laser.

É por conta da grande procura que, no artigo de hoje, vamos apresentar algumas informações sobre essa técnica e ajudar você com as dúvidas sobre o assunto. Confira!

O conceito de clareamento dental a laser

Esse tipo de tratamento age com base em uma reação química propiciada por uma fonte de luz, como o laser ou a luz de LED, que ativa o gel clareador.

É recomendado para as pessoas maiores 16 anos de idade e que possuem dentes com pigmentação escura, amarelada ou com manchas.

O clareamento dental a laser é contraindicado para grávidas, lactantes e pacientes com retração gengival, implantes, ou doença periodontal.

O passo a passo do procedimento

O clareamento a laser é feito no consultório odontológico, sem a necessidade de anestesia, pois o método é indolor.

Primeiramente, o dentista realizará uma avaliação para saber qual clareamento é mais indicado para os dentes do paciente.

Logo, o protetor gengival com o gel clareador, que contém peróxido de hidrogênio, é aplicado na parte externa dos dentes, sem que haja contato com lábios e gengivas.

Com o auxilio de uma fonte de luz, como laser ou LED, é potencializada a reação química do gel, que libera as moléculas de oxigênio e, consequentemente, proporciona o branqueamento.

O procedimento dura em torno de uma hora, e o efeito é percebido logo na primeira aplicação. No entanto, para a obtenção de bons resultados, são necessárias de duas a três sessões.

Nas primeiras 24 horas após o procedimento, os dentes ficam porosos e podem absorver os pigmentos, prejudicando o clareamento.

Por isso, é necessário tomar alguns cuidados, como não ingerir alimentos e bebidas muito pigmentados ou com corantes artificiais.

As vantagens do clareamento

Uma das principais vantagens do tratamento é o resultado imediato, e o objetivo pode ser alcançado em até três sessões.

Além disso, o clareamento dental a laser pode proporcionar outros benefícios, como:

  • aumentar a autoestima;
  • melhorar a parte estética;
  • contribuir para a convivência social;
  • promover a sensação de rejuvenescimento;
  • incentivar um melhor cuidado com a saúde bucal.

As desvantagens do procedimento

Apesar dos muitos benefícios, o clareamento pode apresentar algumas desvantagens:

  • resultado não permanente (é necessário fazer manutenção após dois anos);
  • sensibilidade dos dentes entre um e três dias após o procedimento;
  • irritação na gengiva.

A diferença entre as técnicas a laser e com LED

O procedimento de clareamento dental pode ser realizado por laser ou LED, sendo que ambos são fontes de energia com função de ativar o gel clareador e acelerar o resultado.

A diferença se dá pela formação da luz. O laser está inserido dentro de uma cavidade óptica e propicia feixes luminosos mais adequados e pontuais.

Já a luz de LED está desprovida desses componentes e produz somente uma banda de espectro eletromagnético parecido com o do laser.

A hora de optar pelo clareamento dental

Fazer o clareamento dental é um processo simples, por isso, o melhor momento para optar por esse tratamento será aquele que for oportuno para você.

No entanto, há condições que comumente incentivam as pessoas a optarem pelo tratamento. São elas:

  • aparecimento de tonalidades amareladas nos dentes;
  • gradual surgimento de manchas causadas por alimentos, bebidas e fumo;
  • vergonha do paciente ao sorrir por não ter dentes brancos.

Vale ressaltar que o clareamento dental a laser deve ser realizado por um dentista especializado, pois somente ele poderá avaliar cada caso e orientar se o procedimento é realmente necessário.

Por fim, para prolongar o efeito do clareamento, deve-se seguir algumas recomendações, como realizar limpeza dos dentes de seis em seis meses, manter uma rotina de escovação, não fumar e evitar alimentos e bebidas pigmentados.

Se você gostou de conhecer como é realizado o clareamento dental a laser e quer obter mais informações, baixe o guia completo de clareamento dental da Sorridents e entenda mais sobre o assunto!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada